A Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) completa nesta sexta-feira, dia 17 de março, 55 anos de atuação. No início da década de 60, a comunidade santa-cruzense se mobilizou e uniu esforços para implantar o ensino superior na região. Assim, em março de 1962, era fundada a Apesc, Instituição sem fins lucrativos, integrada por entidades representativas da comunidade: sociedades escolares e religiosas, associações empresariais e profissionais, sindicatos, empresas de comunicação e clubes de serviço.

O engajamento da Apesc com a sociedade, atualmente, se concretiza por meio das ações desenvolvidas pelas suas quatro instituições mantidas: a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Escola de Educação Básica Educar-se, o Centro de Educação Profissional (Cepru) e o Hospital Santa Cruz (HSC), buscando sempre direcionar seus esforços para o desenvolvimento da região do Vale do Rio Pardo e das demais áreas onde atua.

Em junho de 1993, a Universidade de Santa Cruz do Sul foi reconhecida, concretizando-se, assim, a grande meta da Apesc com relação ao ensino superior na região. Hoje, a Unisc conta com 13 mil alunos, oferecendo 55 cursos de graduação, dezenas de especializações, oito mestrados e cinco doutorados. Desde 1998, a Unisc oferece cursos em diversos municípios, com campus em Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro Sobradinho e Venâncio Aires.

Em 2003, a Apesc passou a atuar na área da saúde, com a aquisição do Hospital Santa Cruz, maior casa de saúde da região.

A Apesc, sempre atenta ao seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, orgulha-se de ser uma entidade comunitária de referência nacional, título a que faz jus pelo trabalho sério que vem realizando ao longo das mais de cinco décadas, com qualidade, compromisso social e humanismo, na busca da justiça e da dignidade humana.

Ver a Apesc chegar aos 55 anos é motivo de grande orgulho para todos que trabalharam e trabalham por ela e também é motivo de orgulho para a comunidade santa-cruzense e gaúcha. A Instituição enfrentou dificuldades, mas manteve um crescimento contínuo, superando as expectativas do momento de sua criação.

“Por toda essa trajetória de superação e de conquistas, a entidade muito tem a agradecer a todos que fizeram parte dessa história ao longo dessas mais de cinco décadas e, singelamente, manifesta o reconhecimento a todos àqueles que de uma forma ou de outra colaboraram para a sua consolidação, constituindo-se no que é hoje: uma instituição reconhecida e respeitada nacionalmente pelos serviços que presta através de suas mantidas”, enfatizou a presidente da Apesc e reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer.

*Publicado por Josemar Santos