Com foco na Reinvenção Pedagógica, a Instituição vem implantando gradativamente novos cenários de aprendizagem para os estudantes

Os estudantes da Unisc iniciam no dia 26 de fevereiro as atividades relativas ao primeiro semestre de 2020, nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. Colocando em prática a proposta de Reinvenção Pedagógica, a Instituição vem implantando gradativamente os novos desenhos curriculares, conteúdos e competências, com foco no desenvolvimento de competências essenciais ao profissional do futuro, baseada na autonomia, na colaboração e na solução de problemas reais, incentivando o DNA empreendedor do estudante e sua conexão com o mercado de trabalho para potencializar sua formação superior.

As vivências de aprendizagem em cenários reais e simulados ocorrem desde o primeiro mês de aula, sendo fundamentais para desenvolver as competências esperadas. Um dos espaços destinados a essas experiências é o Laboratório de Empreendedorismo e de Práticas Comunitárias, no qual o estudante atua em equipes multidisciplinares, a fim de criar soluções de problemas e propor melhorias à comunidade. “Tendo a aprendizagem como foco, o acadêmico é capaz de construir o conhecimento de forma contínua durante sua trajetória na Unisc. Esse é o perfil do profissional que produz ações capazes de impactar positivamente muito além do meio em que vive”, salientou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer.

Investimento em infraestrutura

Com a proposta de incrementar ainda mais a qualidade do ensino, juntamente com os novos desenhos curriculares, a Unisc também está investindo na infraestrutura adequada aos novos tempos. Dessa forma, preparou uma série de melhorias em obras que estão a todo o vapor para o volta às aulas. Entre elas, estão sendo implantadas salas de aula de uso interativo (102, 106, 107, 409, 503, 504, 201 e 5217), bem como estão ocorrendo diversas obras de manutenção em todo o campus universitário.

Recepção, show e trote solidário

Nas semanas seguintes ao início das aulas ocorrerão atividades especiais propostas pela Instituição para receber os acadêmicos. A recepção aos novos estudantes ocorre no dia 11 de março, às 19h15, no Auditório Central, com a presença da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, do pró-reitor Acadêmico Rolf Fredi Molz e dos demais integrantes da Reitoria. Logo após a recepção, haverá a tradicional Festa dos Bixos, no Centro de Convivênciadestinada aos estudantes calouros e veteranos, e às 20h45 inicia o show com a banda Kayana.

Já o Trote Solidário consistirá em uma edição comemorativa de volta às aulas do Reconecte, com o objetivo de unir bixos e veteranos. A proposta é aproximar pessoas através do compartilhamento de ideias por meio da aprendizagem em rede, sendo a oportunidade de já chegar na Universidade conhecendo colegas e professores de diversas áreas, debatendo ideias e ampliando o network. O evento tem seu primeiro encontro no dia 13 de março, às 19h15, no Auditório do bloco 19. Mais informações, assim como o regulamento e a forma de participação, estão disponíveis em http://www.unisc.br/site/reconecte/index.html

*Fotos: Josemar Santos