Júnior Garcez

Tendo como novidade os cursos de Medicina Veterinária e de graduação Dinâmica (Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing e Processos Gerenciais), os estudantes da Unisc iniciam nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, as atividades relativas ao primeiro semestre de 2018, nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. Nas semanas seguintes, ocorrerão atividades especiais propostas pela Instituição para receber os acadêmicos. A recepção aos novos estudantes ocorre no dia 6 de março, às 19h30, no Auditório Central, com a presença da reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, do pró-reitor de Graduação Elenor José Schneider e dos demais integrantes da Reitoria. Logo após a recepção, haverá a tradicional Festa dos Bixos, no Centro de Convivênciadestinada aos estudantes calouros e veteranos.

Como em 2018 a Unisc completa 25 anos, a Comissão de Recepção de Estudantes definiu como acolhida e trote solidário a realização de 25 ações em 25 entidades de caráter social e educacional, envolvendo também os demais campi da Unisc, no período de 19 a 24 de março. Todos os estudantes, funcionários, professores, diplomados e comunidade serão convidados a participar como voluntários.

Infraestrutura

Em termos de infraestrutura para os estudantes, algumas ações que iniciaram em 2017 estão totalmente concluídas, como o aplicativo Minhas Turmas, a plataforma Google, o sistema de soluções de videoconferência, a transmissão da Unisc TV via internet, o diário on-line para os professores, a utilização do PayPal e a solicitação e expedição de documentos no portal do aluno.

Para 2018, está em processo de implantação a disponibilização de Chromebooks para empréstimo na Biblioteca, o término da migração de todos os e-mails corporativos da Apesc para o Google, a adoção de novas tecnologias para a rede sem fio, a nova versão do Moodle para todas as turmas, melhorias nos processos institucionais de inscrições e matrículas para estrangeiros, reserva on-line de salas e equipamentos de áudio e vídeo, novo ajuste de matrícula on-line e inscrições e matrículas da Escola Educar-se pelo Sistema de Matrículas da Unisc.

Outros ambientes estão passando por reformulação, como as salas 5338 (Graduação Dinâmica); 5211 (Laboratório de Inovação); 208 (curso de Administração); e 307 (licenciaturas).

EaD

As aulas dos cursos de pós-graduação na modalidade Educação a Distância (EaD) iniciam em 18 de abril. Os polos de apoio presencial são em Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Capão da Canoa, Sobradinho, Montenegro e Venâncio Aires, além de um polo em cada estado do país.

Educar-se

Na Escola Educar-se os mais de 500 estudantes iniciaram o ano letivo no dia 19 de fevereiro. Diversas atividades de acolhimento foram preparadas para o primeiro dia de aula.

Cepru

No Centro de Educação Profissional (Cepru) as aulas dos cursos que estão em andamento reiniciam no dia 26 de fevereiro, às 19 horas. Já para as novas turmas as atividades começam no dia 5 de março. Os cursos Técnicos oferecidos são de Enfermagem, de Informática, de Transações Imobiliárias, de Segurança do Trabalho, de Radiologia, de Jogos Digitais, de Desenvolvimento de Sistemas, de Recursos Humanos e de Gerência em Saúde.

Pós-Graduação

As atividades para os cerca de 2 mil estudantes dos mais de 30 cursos de pós-graduação Lato Sensu já estão em andamento. As aulas para as turmas 2018 dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu do Mestrado em Administração iniciam no dia 1º/03; em Desenvolvimento Regional - Mestrado e Doutorado no dia 1º/03; em Direito para o Doutorado dia 05/03 e para o Mestrado no dia 08/03; em Educação para o Mestrado dia 22/02 e para o Doutorado dia 23/02; em Letras - Mestrado e Doutorado dia 05/03; em Sistemas e Processos Industriais (Mestrado) dia 1º/03; em Tecnologia Ambiental - Mestrado e Doutorado no dia 1º/03; e em Promoção da Saúde (Mestrado) no dia 08/03.

*Publicado por Josemar Santos