Foto: Divulgação

Neste ano, dois alunos da turma 2018 do Mestrado em Direito, Devilson Sousa e Jonatas Michels Ilha, estão realizando o curso na Universidade do Minho (UMinho), situada em Braga, Portugal.

Devilson é orientando do professor Clóvis Gorczevski, com a pesquisa intitulada Os impeditivos legais no Brasil e em Portugal para uma efetiva participação popular nos seus respectivos processos políticos: uma análise a partir dos instrumentos de participação democrática direta, com orientação da professora Alessandra Silveira na linha de pesquisa Fundamentos jurídico-políticos da integração europeia.

Jonatas está sendo orientado pelo professor Jorge Renato dos Reis, com o trabalho Análise do princípio da solidariedade como orientador da integração europeia, no fenômeno do constitucionalismo contemporâneo, também com orientação da professora Alessandra Silveira na mesma linha de pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unisc conta com a oferta do curso de mestrado em regime de dupla titulação, entre a Instituição e a UMinho. O convênio foi articulado no segundo semestre de 2012, a partir de reuniões com a coordenação do PPGD e as coordenações dos mestrados da universidade portuguesa. A parceria prevê a mobilidade nos dois sentidos – alunos da Unisc estudando simultaneamente na UMinho e vice-versa –, a partir de calendários que compatibilizam essa múltipla frequência. Desde que entrou em vigor, o convênio já conferiu dupla titulação a 19 mestres.