O Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC - concluiu, recentemente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Candelária/RS, um curso de formação continuada junto aos professores e supervisores da rede municipal de ensino. O curso ocorreu de forma intensiva no mês de maio, nos formatos presencial e on-line, e contou com a participação de 32 professores, além de pesquisadores convidados. O planejamento das atividades foi elaborado pelos estudantes da turma de Doutorado, da disciplina Pesquisa e Educação Básica, e teve como objetivo o estudo  da especificidade da pesquisa em educação, sua inserção social e suas contribuições para a educação básica. A orientação das atividades foi realizada pelo professor do PPGEdu da Unisc, Prof. Cláudio José de Oliveira, e as temáticas selecionadas buscaram atender as necessidades dos docentes em atuação na Educação Básica, dialogando com as pesquisas dos doutorandos,com destaque para a questão do Trabalho docente e Currículo, da Relação família-escola na perspectiva da inclusão, de como não trabalhar as questões de racismo na escola e sobre Diálogos interculturais na efetividade da Lei n° 11.645/2008 na Educação Básica - História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena, todas organizadas em formato de percursos e trilhas teóricas e práticas.

Para a Supervisora da Secretaria Municipal de Educação de Candelária, prof. Adriana Cardoso Ristow, “a formação foi muito válida, pois foram abordados temas referentes ao nosso cotidiano, todos muito relevantes para nossos professores e supervisores, que terão mais subsídios para trabalharem com seus alunos”, pontua. Já o prof. da Unisc, Cláudio José de Oliveira, destacou a importância de se refletir sobre uma proposta de formação com professores e não uma proposição destinada para professores, mas sim, aproximação em seu cotidiano docente, com vistas a um processo formativo circular e um processo de formação mútuo, com aprendizagens compartilhadas. Um dos objetivos, segundo o docente, foi interrogar o cotidiano escolar como um lugar onde se produz teoria. "Sendo assim, não olhamos para a formação docente, o cotidiano escolar e os currículos, como dissociados, mas como uma rede complexa entre teorias, práticas e experiências", pontua.

O curso de formação também contou com a mediação dos doutorandos e das gestoras municipais, Prof. Aline Caroline da Rosa, diretora da EMEF Francisco Hubner Filho, de Linha Brasil e do Prof. William Pollnow, vice-diretor da EMEF Christiano Affonso Graeff.

Foto: divulgação.