No dia 27 de outubro, estudantes do curso de Direito de Santa Cruz, Montenegro e Capão da Canoa participaram de uma sessão didática-presencial no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre. Os acadêmicos foram acompanhados pelos professores Vinícius Ferreira Laner e Aline Burin Cella, em atividade do Núcleo de Prática Jurídica.

No plenário do TJRS, ocorreu uma sessão didática da 3ª Câmara Criminal, com competência jurisdicional em crimes contra a pessoa, crimes de entorpecentes e crimes contra a honra. Na sessão presidida pelo desembargador Luciano André Losekann, foram julgados habeas corpus, apelação, recurso em sentido estrito e embargos de declaração.

Devido a presença dos estudantes, os julgamentos foram feitos de forma diferenciada: cada um dos julgadores escolheu um processo para ser posto em pauta, o qual foi julgado de forma didática, ou seja, foram explicitados vários pontos que norteiam a tomada de decisão, possibilitando que os acadêmicos pudessem compreender em sua integralidade os aspectos que cercam cada julgamento. “Essa atividade é de grande relevância para a formação prático-profissional dos alunos, pois se tem um contato direto com a forma de julgamento do Tribunal de Justiça”, enfatizou o professor Vinícius Laner.