Fotos: Divulgação

Na última quinta-feira, 19 de abril, um grupo de 20 estudantes do curso de Direito participou de visitas orientadas nos tribunais em Porto Alegre. Os acadêmicos foram acompanhados pelo professor Vinícius Ferreira Laner, em atividade da disciplina de Prática Jurídica. Pela manhã, os alunos conheceram as dependências, o funcionamento e a rotina administrativa e cartorária do Tribunal de Justiça Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

Na sequência, o juiz presidente do local, coronel Paulo Roberto Mendes Rodrigues, discorreu acerca da importância da justiça castrense e de seu tribunal como instrumento de controle da disciplina e da hierarquia dos policiais da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

No turno da tarde, o grupo visitou o Tribunal de Justiça Estadual, onde foram recebidos no plenário do TJ pelo desembargador e professor da Unisc, Rogério Gesta Leal, que falou sobre o funcionamento e a organização interna do tribunal. Em seguida, os alunos assistiram a sessões de julgamento, com sustentações orais, na 7ª Câmara Criminal e na 16ª Câmara Cível. Conforme o professor Laner, “essas visitas fazem parte do projeto pedagógico do curso e são de relevada importância para a formação prática dos acadêmicos de Direito”.

*Publicado por Felipe Nopes