Lucas Reis (quarto da esq. para a dir.) com colombianos

De fevereiro a junho deste ano, o mestrando em Sistemas e Processos Industriais da Unisc, Lucas Vinícius Reis, realizou intercâmbio na Universidad del Quindío (UniQuindío), na cidade de Armênia, na Colômbia. Os objetivos foram desenvolver parte da sua dissertação e cursar disciplinas no mestrado em Engenharia, com ênfase em Desenvolvimento de Software, em regime de dupla titulação, por meio de convênio entre a Unisc e a UniQuindío.

Segundo Reis, Armênia está localizada no eixo cafeteiro da Colômbia, uma região com a economia baseada na produção de cafés especiais e no turismo. “Foi uma experiência única! Nesse período, realizei pesquisas em propriedades produtoras de café acerca do nível de maturidade do seu sistema de gestão, quanto a questões de produtividade, de redução de desperdício e de sustentabilidade. Em parceria com estudantes de lá também desenvolvemos uma plataforma on-line para avaliação de empresas com relação aos aspectos mencionados”, conta.

O aluno ficou hospedado próximo à universidade, em um dos melhores setores do município, com acesso a todos os serviços necessários. “A cidade de Armênia, assim como todas as outras que tive a oportunidade de conhecer, é muito bonita e organizada, com um povo extremamente amável e hospitaleiro. O sistema de transporte é muito bom e o custo de vida, baixo, além de ser uma cidade bastante segura”, ressalta.

Reis afirma ter ficado satisfeito com a qualidade do ensino da UniQuindío e com o suporte oferecido aos estudantes estrangeiros. “Não tive nenhum problema durante o intercâmbio”, assegura o mestrando, que contou com o auxílio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc para realizar a viagem.

*Publicado por Felipe Nopes