AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O grupo realizou diversas atividades acadêmicas e culturais nas cidades do Porto e Lisboa

Entre os dias 29 de outubro e 8 de novembro, um grupo de alunos, egressos e professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) estiveram em Portugal. A visita ocorreu por meio da Viagem de Estudos de Gestão. Em Portugal, o grupo realizou diversas atividades acadêmicas e culturais nas cidades do Porto e Lisboa. 

Em Porto, o grupo visitou a Porto Business School, a Escola de Negócios da Universidade do Porto, uma das escolas de gestão referência na Europa. Também, o Instituto Superior Politécnico de Gaya - ISPGaya, o Instituto do Vinho Douro e do Porto e a Câmara Municipal do Porto, Departamento de Turismo e Internacionalização. O foco na cidade do Porto foi conhecer as escolas de gestão com as quais a Unisc tem parceria, e também entender sobre “Marca Cidade” e “Marketing de Origem”, nos quais a região Douro e Porto são um case referência, por causa do trabalho feito com o “Vinho do Porto”. 

Em Lisboa, o foco das visitas, além de Marketing, com uma visita ao ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, o grupo também visitou o Centro de Inovação de Mouraria, para falar sobre inovação e empreendedorismo, assim como o Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST).

O professor Jaime Laufer, subchefe do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação, destaca que a ideia de fazer este intercâmbio em Portugal foi uma forma de proporcionar aos estudantes a experiência que até então tinha sido realizada realizado em empresas e instituições aqui no estado, no país e em países que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul. “E esta viagem permitiu ampliar a formação acadêmica e profissional destes alunos e incentivar que outros venham a realizar esta formação, através de parcerias e convênios que foram encaminhados." 

O coordenador do Curso de Administração da Unisc, campus de Santa Cruz do Sul, professor Leonardo Gustavo Schneider, afirma que a viagem de estudos dos cursos de gestão foi uma excelente oportunidade para o desenvolvimento profissional, acadêmico e pessoal de todos os participantes. “Além disso, permitiu a possibilidade de fomentar e/ou ampliar parcerias e cooperações com instituições de ensino portuguesas de referência da Europa, e consequentemente, do mundo.”

A estudante Ana Krug, que cursa Administração em Montenegro, destacou a oportunidade de realizar um intercâmbio durante a graduação. “Tive a oportunidade de viver a interessante experiência de viajar para Portugal com  objetivo de expansão de conhecimento, estudos e cultura. Com certeza o objetivo foi alcançado! Bela viagem, turma e amigos!” 

Já para a egressa Renata Roos, a viagem foi uma experiência incrível. “Difícil colocar em palavras o quão enriquecedor foi conhecer a cultura do país, visitar os belos pontos turísticos, realizar as visitas técnicas e trocar experiências com os alunos e professores do grupo. A proximidade da língua foi um grande facilitador para conseguirmos explorar ao máximo a experiência na Europa. Desejo que todos possam ter a oportunidade de vivenciar isso, pois os aprendizados obtidos, tanto academicamente, profissionalmente, quanto no âmbito pessoal são ímpares, e gratificantes.”

As viagens de estudos são organizadas entre as coordenações de cursos e departamentos acadêmicos da Unisc, em parceria com a Assessoria Internacional (AI) da Unisc. Esta organização sempre parte do desejo das coordenações em promover uma vivência cultural e acadêmica aos estudantes dos cursos. O planejamento das atividades acadêmicas é realizado pelos professores da Unisc e das instituições que serão visitadas no exterior. A AI, além de auxiliar na organização logística e de serviços das viagens, também contribui para o planejamento de atividades culturais nos destinos. 

MENU PRINCIPAL