Iniciativa está vinculada a uma pesquisa do Governo do Estado, por meio da Ufpel, e
conta com apoio de universidades parceiras

Neste fim de semana, 11 e 12 de abril, serão aplicados 500 testes rápidos para Covid-19, com coletas em residências escolhidas através de sorteio por inteligência artificial e com base nos dados do IBGE. A testagem será realizada por 25 voluntários, que são acadêmicos e profissionais da área da saúde da Unisc, devidamente treinados sobre as medidas de segurança e o uso de EPIs necessários. Também será realizada uma entrevista com os moradores de cada domicílio, com intuito de compreender como está ocorrendo a transmissão no Rio Grande do Sul.

A prática é parte de uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com investimento do Governo do Estado e apoio do Ministério da Saúde. Com onze universidades parceiras, o estudo será realizado em oito municípios do estado, buscando estimar o real percentual de pessoas infectadas, considerando que muitas podem ser assintomáticas e, portanto, nunca procurar recursos médicos. Através do conhecimento da velocidade de propagação do novo coronavírus, torna-se possível adotar estratégias assertivas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19.

É importante que a população saiba que os acadêmicos da Unisc estarão devidamente credenciados, não exigindo quaisquer dados bancários ou informações pessoais aos entrevistados. Na pesquisa serão solicitadas, somente, a realização da testagem e de um questionário contendo 60 perguntas sobre os sintomas do coronavírus e as práticas de isolamento social para prevenção da doença. O teste rápido utiliza da amostra de uma gota de sangue da ponta do dedo, que será analisada por aproximadamente 15 minutos e dará o resultado ao participante na mesma hora.

Segundo Marcelo Carneiro, médico do Hospital Santa Cruz e um dos professores da Unisc que está auxiliando no projeto, a ação é de grande importância para que seja possível encontrar respostas sobre a eficácia do isolamento e números de infectados: “Aqui é o único lugar do Brasil que está fazendo isso e nós poderemos ter uma visão mais ampla sobre a real situação do estado quanto à pandemia. Sabemos que muitos dos infectados são assintomáticos e, então, o exame vai nos dizer como está ocorrendo a transmissão. Durante a pesquisa todos os acadêmicos estarão credenciados e utilizarão EPIs, evitando possíveis riscos”, explica.

Ao todo serão aplicados 18 mil testes no estado, sendo divididos em quatro rodadas com intervalos de duas semanas, de forma que a cada duas semanas 500 testes sejam realizados em cada município. Além de Santa Cruz do Sul, participam as cidades de Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana. Os resultados individuais dos testes rápidos ocorrem em tempo real, já os resultados da pesquisa serão disponibilizados em, aproximadamente, 48h após a finalização de cada rodada do estudo, que é realizado pelo Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO).