Entre os dias 26 e 28 de setembro, foi realizado o 29º Set Universitário, com o lema Pra quem é louco pelo o que faz, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foram três dias de debates, oficinas e encontros, com a presença de grandes profissionais do país e do mundo. Dentre mais de 1.300 trabalhos inscritos, dois do curso de Comunicação Social da Unisc foram premiados nas categorias Videoclipe e Jornalismo Opinativo.

O grupo formado por estudantes de Produção em Mídia Audiovisual (PMA), composto por Pâmela Lopes, Tainara Schmits, Henrique Tomazi e Eduardo Karsburg, venceu na categoria Videoclipe. A produção foi feita para a disciplina de Edição e Montagem de Produtos Audiovisuais, ministrada pelo professor Gabriel Steindorff, no 1º semestre deste ano. O clipe foi realizado para a música Ainda sei tentar, da banda Reação em Cadeia.

Pâmela Lopes, acadêmica do 6º semestre de PMA, conta que a ideia do videoclipe foi mostrar o trabalho dos Risoterapeutas, um grupo de palhaços voluntários de Santa Cruz do Sul que tem o riso como forma de medicamento. "Eles visitam hospitais e instituições com o intuito de levar alegria, atenção e sorrisos", explica. O videoclipe foi gravado na Associação de Auxílio aos Necessitados (Asan).

“O clipe busca trazer justamente esse lance de se doar para o próximo. A gente espera, sempre, que na velhice estejamos com nossa família e amigos, mas, às vezes, para algumas pessoas não é assim. E o trabalho voluntário, como o dos Risoterapeutas, é fundamental para dar uma amenizada no sentimento de abandono, no caso na Asan. A gente quis passar uma mensagem mesmo, de 'fazer o bem sem olhar a quem', e acredito que conseguimos”, salienta Pâmela.

Ao ser questionada sobre a importância do prêmio para o grupo, a acadêmica comenta que muitas vezes os estudantes se perguntam se estão no curso certo, e ela acredita que esse prêmio foi uma resposta. “Como um sinal do universo de que esse é o caminho. Foi uma honra representar a Unisc. Mas o mais legal é ver que a galera ficou feliz por nós. Nossos colegas de curso comemoraram junto com a gente e essa empatia é algo que o curso não ensina, faculdade nenhuma vai ensinar, sabe? Estamos crescendo juntos no curso, aprendendo juntos. Esse lance de um apoiar o outro, de vibrar com a vitória do colega, é essencial", avalia Pâmela.

Outra premiada no 29º Set Universitário foi Nicole Petry Rieger, estudante do 8º semestre de Jornalismo, na categoria Jornalismo Opinativo, com a reportagem sobre meninas que optam por não se depilar e o empoderamento exigido para tal atitude. O tema da matéria era O ato de se amar, produzida para a edição 2016/2 do jornal-laboratório Unicom – o qual já acumula 13 prêmios em diferentes concursos –, sob orientação do professor Demétrio Soster. A diagramação foi feita por Karine Naue e Mônica da Cruz, inscritas como coautoras.

Conforme Nicole, a reportagem retrata a dificuldade do amor próprio, de se empoderar enquanto mulher, e o quão difícil é esse ato. Questionada sobre a importância do prêmio, ela afirma que “é bom demais ter a sensação de que valeu a pena. Fazer faculdade não é fácil quando tu realmente te engajas no curso e nos estudos, e receber um prêmio assim é um incentivo gigante. É quase um abraço de conforto como 'olha menina, teu esforço está valendo a pena'. O sentimento que fica é de estar no caminho certo”, conclui a acadêmica.

*Publicado por Felipe Nopes