Hoje celebramos o dia do profissional que incentiva sonhos e constrói as bases para que eles se tornem realidade. Mas, apesar da importante tarefa de contribuir com o futuro da Educação, professores e professoras ainda encontram obstáculos constantes, como a desvalorização de sua função.

Os desafios se multiplicaram com a pandemia da Covid-19, que trouxe a necessidade de novas ferramentas e metodologias para dar continuidade às aulas. Da Educação Básica ao Ensino Superior, professores criaram soluções para ensinar e acolher seus estudantes à distância. Diante deste cenário de dificuldades, uma das grandes lições que ficaram marcadas é de que o professor é, de fato, essencial!

Nós da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) acreditamos que a Educação é o caminho para uma sociedade mais justa. Por isso, parabenizamos cada professor que batalha por um mundo melhor e segue firme, se reinventando, para que a aprendizagem aconteça de forma qualificada. Como forma de representar os tantos profissionais da educação, professores e técnicos administrativos, compartilhamos duas histórias que nos lembram que o Ensino é a chave de qualquer evolução!

- Carmen, professora e reitora da Unisc

Filha e sobrinha de professoras, Carmen Lúcia de Lima Helfer conta que o amor por ler, estudar e ensinar sempre lhe acompanhou. Leitora assídua desde a infância, relembra: “Minha mãe retirava os livros da Biblioteca da sua escola e eu os lia com vontade. Livros se fizeram presentes na minha infância e seguem na minha vida até hoje”.

Carmen cursou Direito na FISC (antiga Unisc), como primeira graduação, enquanto finalizava seu Magistério para lecionar. “Poderia ter seguido carreira jurídica, mas escolhi atuar na causa da educação, onde me realizei plenamente. Ver o desenvolvimento dos meus alunos, tanto nas séries iniciais quanto na Universidade, poder observar a forma que aprendem, ver o crescimento intelectual, crítico e afetivo é muito gratificante. Acredito na capacidade de aprendizagem e de transformação de meus alunos e das pessoas”.

Atual reitora da Universidade, Carmen possui uma longa trajetória na instituição, desde 1978, quando era acadêmica da FISC. Enquanto estudante acompanhou o início e a transformação da Unisc. Retornou à casa em 1984, como professora dos anos iniciais da Escola Educar-se. Sem deixar de acreditar na educação continuada criou suas raízes na Unisc. “Assisti, mas também fui protagonista da história da Universidade e me orgulho disso. São muitas memórias, conquistas, um trabalho construído por muitas mãos! ”.

Da docência à gestão, há mais de trinta e cinco anos Carmen aprende e ensina na Unisc. A Reitora viu seus filhos se formarem, bem como formou diversos estudantes. Criou laços, desenvolveu aptidões e auxiliou no desenvolvimento de centenas de jovens. Hoje, depois de tudo, entende que “professores são essenciais para o desenvolvimento das pessoas e de uma nação. Desejo um futuro onde a educação seja prioridade de fato, com investimentos suficientes para que haja qualidade em todos os níveis”.

“Acredito que para ser professor tem que gostar de pessoas”

- Maira, professora da Efasc e técnica administrativa da Unisc

Maira Taís Marques Corrêa é professora na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) e também técnica administrativa na Unisc. Filha de agricultor e professora, transcendeu na profissão o legado dos pais. “Com toda certeza ser professora foi uma escolha e a mais feliz. Me encontrei nesta profissão que acredita no ser humano, que tem esperança na valorização do ensinar e que tem como arma os livros e o saber”, conta.

O amor de Maira pelas letras floresceu em Pederneiras, interior de Rio Pardo, onde ela cresceu. “O livro sempre foi meu companheiro e por amá-lo queria conhecer mais o mundo da literatura. Aos dez anos decidi ser professora. Mas meus olhos brilharam mesmo quando tive a primeira aula de literatura, no Ensino Médio. Desde então, nunca pensei em outra possibilidade”.

Em 2002, quando iniciou a faculdade de Letras na Unisc, Maira também passou a buscar oportunidades de emprego na instituição. A trajetória, que iniciou com um estágio, evoluiu para a tão desejada vaga de funcionária. “Em 2008, último ano de graduação, eu passei de estagiária à funcionária da Secretaria Geral Acadêmica. Todo dia é um aprendizado e sou grata por compartilhar e fazer parte desta família”.

Apaixonada por sua profissão, Maira divide seu tempo com duas grandes Instituições de Ensino, a Unisc e a Efasc, contribuindo com o processo de aprendizagem de forma direta e indireta.  “Na escola trabalhamos a partir da Pedagogia da Alternância, com filhos e filhas de agricultores e agricultoras da Região. Foi onde eu passei a enxergar meu pai, agricultor, como um professor informal, da lida na terra, com saberes peculiares e importantes para nossa sociedade. Sou realizada por exercer minha profissão, compartilhando conhecimentos. Mas, com toda a certeza, eu aprendendo muito mais que ensino”.

“Educação tem a ver com a vida e a realidade de cada estudante”