A Pinacoteca da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com uma nova exposição: “A Arte de Viver a Arte” comemora três anos de exposições da Pinacoteca e a 10ª mostra do local. Desta vez, apresenta parte da coleção reunida por Sérgio Nilo Schmitt ao longo de mais de 40 anos. A visitação segue até 25 de setembro na Pinacoteca, localizada junto à Biblioteca Central da Unisc, com entrada gratuita.
Com obras que integram o universo afetivo e artístico de Sérgio, responsável por importantes doações à Instituição, a curadoria foi realizada por Juliane Mai. O acervo reúne 40 pinturas, 5 esculturas e 6 poesias e compõem uma celebração às artes e uma homenagem ao colecionador e poeta Sérgio Schmitt, grande mecenas da Pinacoteca Unisc, tendo doado, até o momento, 133 importantes obras para o acervo.
Entre os artistas selecionados para esta mostra destacam-se obras de Maria Lídia Magliani, Clara Pechansky, Albert Guignard, Fernando Baril, Marcia Maróstega, Henrique Fuhro, Oscar Crusius, Vera Wilnder, Traudi Meurer, Yeddo Titze, Francisco Stockinger, Bez Batti, entre outros.
Além das obras de arte, a exposição convida o visitante a conhecer a relação singular que Sérgio estabelece com sua coleção. Em sua residência, as obras ocupam os espaços como companhias de vida, formando composições que revelam memórias, encontros, sensibilidades e trajetórias artísticas. A mostra oferece um recorte desse universo particular, marcado pela convivência cotidiana com a arte e pelo olhar atento de quem dedicou décadas à preservação e valorização da produção artística.
Colaboração e fotos: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato




