Prof. Lia Possuelo (3ª da esquerda para a direita)

Com o objetivo de sensibilizar servidores penitenciários sobre a importância da identificação e controle da Tuberculose e HIV/Aids nos estabelecimentos prisionais, ocorreu no dia 7 de maio, no Auditório do Palácio do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o 1º Encontro de Educação Permanente em Tuberculose e HIV para Servidores Penitenciários. Na oportunidade, os palestrantes convidados explanaram sobre a preocupação que deve ter com a disseminação de doenças como HIV/Aids e Tuberculose dentro do sistema prisional.

O painel Enfrentamento da Tuberculose e HIV no Sistema Prisional: Desafios para os Servidores Penitenciários foi apresentado pela médica sanitarista da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul e do município de Viamão, Maria Letícia Ikeda; pela coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do Rio Grande do Sul, Carla Adriane Jarczewski; e pela enfermeira Hospital Sanatório Partenon, Priscila Tadei Nakata. No período da tarde, o painel Boas Práticas e as Políticas de Saúde no Sistema Prisional ficou a cargo dos integrantes da Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg), sendo a mesa coordenada pela professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Unisc - Mestrado (PPGPS), Lia Possuelo.

O encontro foi organizado pela Divisão de Saúde Prisional do Departamento de Tratamento Penal, pela Escola do Serviço Penitenciário, pela Secretaria Estadual de Saúde e pela Unisc, com o apoio da Escola de Saúde Pública, do Ministério Público, do Hospital Sanatório Partenon, do Programa Estadual de Controle da Tuberculose do RS e do Programa Nacional de Controle da Tuberculose. Seminários como esse serão realizados em todas as nove Delegacias Penitenciárias Regionais da Susepe. Ao final do ciclo de encontros, os dados serão compilados para elaboração de um plano estadual de combate à Tuberculose e HIV no sistema prisional.

*Publicado por Josemar Santos