AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Atividade foi realizada pelo Curso de Odontologia da Unisc 

Na tarde da última terça-feira, 20, aconteceu o IV Simpósio Câncer de Boca, no Auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O evento foi uma parceria com o Curso de Odontologia, Projeto Diagnóstico Bucal do Curso e o professor Leo Kraether Neto.  

A atividade, que aconteceu em alusão ao Maio Vermelho, foi voltada para estudantes e profissionais da Odontologia, e trouxe o convite para olhar com mais atenção para a saúde bucal e a luta contra o câncer de boca, promovendo informação, prevenção e esperança. A programação contemplou diversas palestras e roda de conversa sobre as novas perspectivas relacionadas ao tratamento do câncer de boca, e a abordagem multidisciplinar oferecida, visando o conforto do paciente. 

Na abertura, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Adilson Ben da Costa, salientou que o Brasil é um país muito carente de saúde, como um todo, em especial a saúde bucal, e ver o espaço, lotado, qualificou ainda mais o evento. Ainda, parabenizou o professor Leo Kraether Neto, referência na área e professor da Unisc há 27 anos. “A Unisc é uma Universidade Comunitária e a maioria de suas ações está voltada para a comunidade. Esse tipo de evento só fortalece, ainda mais, o nosso sentido comunitário, e a importância dele é ímpar para a região. Nós temos enormes projetos de pesquisa, de extensão, de inovação, que integram os nossos professores, nossos estudantes, os nossos egressos, os nossos técnicos ativos que participam. Isso integra a nossa comunidade aos problemas reais. Então, câncer de boca, saúde bucal é muito importante e, por vezes, esquecido. Contem com a Unisc para novas ações na área de saúde e que venham outros eventos como este.” 

Também na abertura, a subcoordenadora do Curso, Magda de Sousa Reis, enfatizou que o evento está na 4ª edição, sendo ampliado ano a ano e constituído na grade de eventos científicos da Universidade. “Para nós é um prazer nos reunirmos com profissionais de diferentes áreas de formação para discutirmos esse tema que é tão importante e também tão complexo. Nossa missão, com certeza, é promover a saúde bucal e prevenir essa doença que afeta milhares de pessoas em todo o mundo. Através da troca de experiências e conhecimentos nós pretendemos fortalecer a nossa capacidade de diagnóstico e também de tratamento e de prevenção. Nesse contexto, vamos poder discutir as últimas descobertas e os avanços sobre o câncer bucal. Vamos discutir as melhores práticas e também os desafios e as oportunidades para melhorar a saúde bucal da população.”  

Turma da Uniama presente no Simpósio

Participantes da Universidade do Adulto Maior (Uniama) também prestigiaram a programação. A Uniama proporciona a interação das pessoas com idade igual ou superior a 50 anos com a Universidade, por intermédio de atividades em prol ao envelhecimento com qualidade de vida, ou seja, um dos objetivos da iniciativa é promover saúde e bem-estar para pessoas mais velhas.  

Rosa Araujo da Costa participa do curso de Saúde e Bem-Estar pela Uniama. Ela ressalta a importância do projeto para pessoas da terceira idade, por vezes negligenciada. “Embora eu seja leiga, observei que informações estão sendo dadas e esclarecimentos sobre o assunto. Por exemplo, eu não sabia por que se tomava contraste no exame, agora eu sei, porque a radiologista explicou que o uso permite melhorar a visualização dos órgãos, facilitando o diagnóstico”. 

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

Simpósio1 Foto Bruna Lovato

Simpósio2 Foto Bruna Lovato

MENU PRINCIPAL