Psicologia Antirracista foi o tema da pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado Profissional) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) celebra uma importante conquista em âmbito nacional. A mestranda Aline Gobetti Oliveira foi agraciada com a Menção Honrosa na 3ª edição do Prêmio Profissional Virgínia Bicudo, promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
O resultado foi divulgado recentemente pelo Conselho, destacando práticas que contribuem significativamente para uma Psicologia Antirracista no Brasil. A premiação é uma das mais relevantes da área e tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar o trabalho de psicólogos e coletivos que atuam no enfrentamento ao racismo e na promoção da igualdade racial.
Aline Gobetti Oliveira foi reconhecida na categoria de Experiências Individuais, consolidando seu lugar entre as profissionais que pautam a ética e o compromisso social em suas intervenções. A menção honrosa evidencia a relevância técnica e social das pesquisas e práticas desenvolvidas dentro do mestrado em Psicologia da Unisc(recentemente avaliado com o conceito 5 máximo para programas profissionais da CAPES), reafirmando o compromisso do programa com as demandas contemporâneas e com a defesa dos Direitos Humanos.
Sobre o prêmio
O prêmio homenageia Virgínia Leone Bicudo, socióloga e psicanalista, pioneira nos estudos sobre relações raciais no Brasil e a primeira não médica a ser reconhecida como psicanalista no país. A iniciativa do CFP visa fortalecer a atuação da categoria no combate às desigualdades e na construção de uma sociedade mais justa.
Mais informações, como a lista completa dos vencedores, estão no site do Conselho Federal de Psicologia, disponível em https://site.cfp.org.br/psicologia-antirracista-cfp-anuncia-praticas-vencedoras-da-terceira-edicao-do-premio-profissional-virginia-bicudo-2025/


