A programação abrange temas como justiça com perspectiva racial, saúde mental e enfrentamento à violência
No próximo dia 6, Santa Cruz do Sul sediará o I Seminário de Políticas Públicas de Educação e Saúde com foco na população negra do Vale do Rio Pardo. O evento acontecerá no anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a partir das 14h, reunindo especialistas do Direito, Saúde e Educação, bem como lideranças sociais e comunidade para debater questões fundamentais à promoção da equidade racial.
O seminário é promovido pelo PET-Saúde Equidade Unisc/SESA, em parceria com a OAB Subseção Santa Cruz do Sul, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Programas de Pós-graduação em Educação, Promoção da Saúde e Psicologia da Unisc. A programação abrange temas como justiça com perspectiva racial, saúde mental e enfrentamento à violência, políticas de cotas raciais e saúde da população negra. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo telefone/WhatsApp da secretaria da OAB (51) 3715-3155.
Programação:
14h30: Protocolo para Julgamento com Perspectiva Racial: Desafios e Estratégias Jurídicas. (Mediação: Catiucia de Lurdes Silveira – Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/SCS)
Palestrantes:
Janaina Cordeiro – Presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/RS. Doutoranda e Mestra em Direito Público pela Unisinos.
Edison Botelho – Professor da Unisc, Doutor em História pela UFSM. Membro do grupo de pesquisa História Intelectual e dos Conceitos, do Programa de Pós- Graduação em História da UFSM.
Jorge Luís Terra da Silva – Presidente da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/RS. Procurador do Estado (PGE) e Doutor em Direito pela PUC-RS.
16h30: Saúde mental e violência contra a população negra. (Mediação: Professora Camila Dubow – Professora da Unisc)
Palestrantes:
Luciana Rodrigues – Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.
Patrícia Krieger de Oliveira – Professora do PPG em Psicologia e do Curso de Psicologia da Unisc. Doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS.
Raquel Hack da Rosa – Psicóloga, pesquisadora, mestre em Psicologia Social pela UFRGS, militante do movimento negro e servidora pública municipal.
19h: Políticas de cotas raciais: avanços e desafios (Mediação: Professor do Curso de Medicina da Unisc e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc, Camilo Darsie)
Palestrantes:
Karen Priscila Rodrigues – Assistente Social. Mestra e Doutoranda do PPGDR/Unisc. Integrante do Grupo de Estudos sobre Democracia e Políticas Públicas da Unisc.
Marta Regina dos Santos Nunes – Professora da UERGS. Pós-doutora em Química pela Universidade de Davis (Califórnia/EUA). Atua em projetos culturais e educativos ligados à cultura negra.
Marisa Fernanda da Silva Bueno – Advogada. Mestra em Direito (PUC/RS). Mestra e Doutora em Educação pela Unisc. Membro da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra – OAB/RS. Ativista pela Equidade Racial.
20h45: Saúde da População Negra: Implementação do Plano Municipal/Nacional e Desafios (Mediação: Profa. Dra. Suzane Beatriz Frantz Krug – Unisc)
Palestrantes:
Vinicius do Nascimento Rodrigues, MD – Médico pela Unisc. 2º Tenente Médico da Base Aérea de Santa Maria.
Gerusa Bittencourt – Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Servidora pública municipal e funcionária pública federal do Grupo Hospitalar Conceição. Gerente de Atenção Primária do GHC/POA.
Luci Helen Alves Freitas – Psicóloga. Mestranda em Promoção da Saúde (Unisc). Assessora Técnica do Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia de SCS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde (GEPS).