Professores da Rede Municipal de Encruzilhada do Sul participaram, no último dia 26, do seminário de abertura da do Programa de Capacitação Docente: A qualificação do processo didático-pedagógico nas escolas da rede pública municipal de Encruzilhada do Sul. A atividade foi organizada pela Direção de Formação Continuada e Tecnologia Educacional da  Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Estiveram presentes na abertura o prefeito de Encruzilhada do Sul, Benito Fonseca Paschoal; o vice-prefeito de Encruzilhada do Sul, Emanuel Nobre; o secretário de Educação de Encruzilhada do Sul, Geraldo Brigante Miranda; secretária adjunta de Educação de Encruzilhada do Sul, Andréa Freitas; a vice-reitora da Unisc, Andreia Rosane de Moura Valim; e o diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional da Unisc, Rudimar Serpa de Abreu.

O Programa de Capacitação Docente consiste na oferta de três cursos de formação docente para capacitar os professores e monitores das escolas infantis; professores do ensino fundamental e gestores escolares. São eles: A ação/reflexão da gestão educacional: as mediações didático-pedagógicas na escola; A ação/reflexão da prática docente: os campos de experiência na educação infantil; e a ação/reflexão da prática docente: as avaliações externas. Os cursos são divididos em duas etapas: 6 horas presenciais e 14 horas online na Sala Virtual do curso.

Neste primeiro momento, a formação começou de maneira descontraída com a presença do ator Pedro Delgado. Ele representou uma professora aposentada, mas que ainda ministra aulas e precisa se adequar às modernidades em sala de aula. A participação dele ocorreu em determinados momentos, dando mais leveza à formação.

WhatsApp Image 2023 10 27 at 09.46.16

WhatsApp Image 2023 10 27 at 09.46.17