Ao longo dos últimos meses, a Instituição recebeu mais de 150 vagas e mudou a vida de pessoas que buscavam uma oportunidade na graduação
Criado para estimular a formação de professores e enfrentar a escassez de profissionais da educação básica no Rio Grande do Sul, o Programa Professor do Amanhã teve um ano marcante na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Ao longo dos últimos meses, a Instituição recebeu mais de 150 vagas. O Programa combina isenção total de mensalidades com uma bolsa permanência mensal de R$ 800,00 permitindo que estudantes permaneçam na Universidade.
Segundo o professor e coordenador do Programa na Unisc, José Antônio Moraes do Nascimento, a iniciativa é fundamental para enfrentar a carência de docentes no Estado. “Nós podemos, com políticas públicas, sanar o problema de falta de professores, que é uma realidade bastante grave e acentuada no Rio Grande do Sul. Então, tendo políticas públicas de apoio aos estudantes, certamente eles vão procurar o Ensino Superior.”
Voltado a alunos que tenham feito o Ensino Médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, o programa também contempla professores da rede estadual com pelo menos três anos de atuação e sem graduação concluída. Na Unisc, os cursos contemplados são Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras/Português e Matemática, áreas com carência de docentes. Mais informações em unisc.br/professordoamanha .
Professor e coordenador do Programa na Unisc, José Antônio Moraes do Nascimento - Foto: Bruna Lovato/Unisc
O sonho possível
Ao longo do último ano, a Unisc testemunhou não apenas o preenchimento das vagas, mas também a transformação da rotina acadêmica de dezenas de estudantes. Ana Paula Krummer do Nascimento Rodrigues, graduanda do Curso de Matemática, é uma das beneficiadas pelo Programa. Natural de Porto Alegre, ela cursava Administração em uma Universidade da Capital, mas optou por pausar o Curso. Tempo depois, viu o anúncio do Professor do Amanhã nas redes sociais.
“Estava saindo de uma crise depressiva e, um dos piores traços da depressão, é a falta de perspectiva de futuro. Não há sonhos. O anúncio chamou minha atenção e procurando saber sobre o edital e as regras aconteceu como se eu estivesse entrando num sonho possível, oferecendo uma nova perspectiva de futuro e a oportunidade de seguir uma paixão pela educação”. A motivação para fazer a inscrição veio da implicação genuína com a educação, o plano de carreira e a oportunidade de fazer parte de uma política educacional sem precedentes.
Já na expectativa para a formação como professora, Ana Paula vê que o Curso segue novas diretrizes como trilhas e mais dinamismo. “Desde o início das aulas procurei me aproximar o máximo possível do ambiente escolar e tenho obtido sucesso no meu objetivo. O curso te coloca dentro da escola desde o princípio, são chamados de prática pedagógica orientada ou estágio supervisionado. Esse contato direto nos permite conviver com professores, direção, corpo administrativo e alunos. Acredito na formação consistente para propagação de conhecimento às nossas crianças e jovens.”
Ana Paula vê que o Curso de Matemática segue novas diretrizes como trilhas e mais dinamismo - Foto: Gabriela Janaína da Silva/Unisc
Texto: Estagiárias Évelin Nyland e Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato