Francelli Castro

Realizado desde 2010, o 7º Fórum de Discussão sobre Drogas ocorreu no dia 1º de setembro, na sala 101, bloco 1 da Unisc. Esse ano, o evento trouxe novas propostas, com atividades durante todo o dia com alunos da rede pública de ensino da região, profissionais da saúde e da educação e comunidade em geral. Os estudantes que participaram tiveram a oportunidade de realizar dinâmicas em grupos a partir da temática Prevenção às drogas.

As atividades foram desenvolvidas em grupos e em salas separadas, com monitores/alunos do curso de Psicologia, onde os jovens falaram sobre o tema e o que entendem sobre o que são as drogas. Houve confecção de cartazes para mostrar o que eles percebem a respeito do uso das drogas e o que os usuários perdem por causa delas. No final do evento, os alunos apresentaram os trabalhos e discutiram sobre o assunto com os demais participantes.

A ideia do fórum deste ano foi elaborada a partir da escuta, buscando estratégias de prevenção ao combate às drogas e promoção de vida para os jovens, mostrando que existe um caminho a seguir longe delas. Todo trabalho realizado foi direcionado a pessoas que estão envolvidas, de alguma forma, com as drogas, sejam elas jovens ou profissionais que trabalham com usuários de entorpecentes.

O evento possibilitou, ainda, entender de que maneira a prevenção ocorre e, por meio dos relatos trazidos pelos participantes, elaborar um novo formato a partir das demandas e pautas do fórum. Também objetivou-se buscar novas parcerias entre a Unisc e o Conselho Municipal de Prevenção de Álcool e outras Drogas (Comad), como ocorre desde 2016 e tem apresentado resultados positivos, visto que, em diversos momentos do ano, são realizadas ações junto a adolescentes e professores para a prevenção e o combate às drogas.

“É uma forma de tirá-los de dentro das salas de aula e mesclar os estudantes em subgrupos para discussões e percepções sobre o tema, encontrando diversas realidades e mostrando uma perspectiva diferente de cada aluno, além de discutir de que forma esses jovens buscam ajuda ou combatem as drogas”, salientou a coordenadora do evento, professora Edna Linhares Garcia.

*Publicado por Felipe Nopes