AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A pesquisa analisou os processos envolvidos na implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) 

Dentro da programação da VI Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 30 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. A atividade integra a VI Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os cursos de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada Programa.

Um dos estudos escolhidos tem como título “Singularidade no cuidado às pessoas com deficiência: implementando a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde em um Serviço de Reabilitação Física do Sistema Único de Saúde” elaborado pela doutora do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) da Unisc, Camila Dubow, com orientação da professora Suzane Beatriz Frantz Krug e coorientação da professora Edna Linhares Garcia.

O objetivo geral da pesquisa foi descrever o percurso e analisar os processos envolvidos na implementação da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em um Serviço Especializado de Referência Regional em Reabilitação Física (SRFis), neste caso, o estudo ocorreu no SRFis da Unisc, de março de 2021 a setembro de 2023. Trata-se de um trabalho que se destaca tanto pela relevância científica quanto pelo impacto social ao propor uma abordagem inovadora e integradora no campo da reabilitação física no Brasil.

“A CIF propõe uma abordagem à saúde baseada no modelo biopsicossocial (abordagem que considera a interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais), sob a perspectiva da funcionalidade humana. Sua utilização apresenta diversas vantagens, destacando-se a padronização da terminologia, facilitação da comunicação entre profissionais de saúde, qualificação do processo de trabalho interdisciplinar, contribuição para o estabelecimento de metas e indicadores de resultados em contextos de reabilitação, dentre outras”, acrescenta Camila na pesquisa.

A população do estudo abrangeu a equipe atuante no SRFis da Unisc, composta por fisioterapeutas, enfermeiras, terapeuta ocupacional, docentes e acadêmicos dos cursos de Fisioterapia, Serviço Social, Enfermagem e Psicologia. Ainda, envolveu Pessoas com Deficiência (PcDs) usuárias do serviço e profissionais da rede de atenção. 

A pesquisa deu origem a cinco artigos científicos. Ainda, gerou uma série de produtos técnicos acerca da CIF e do cuidado às PcDs, disponibilizando vários materiais que enriquecem o conhecimento na área da reabilitação, além de oferecerem ferramentas tangíveis para aprimorar práticas e compreensão acerca da CIF em distintos espaços.

“O estudo pode ser utilizado como modelo para a implementação da CIF em outros serviços de reabilitação, bem como para a qualificação de políticas públicas no âmbito do SUS direcionadas à população com deficiência, além de auxiliar no processo de formação de profissionais da área da saúde”, reforça Camila.

Oscar Acadêmico

No fim de agosto, o estudo foi laureado com o Prêmio Capes de Tese 2025, na Categoria Interdisciplinar. O prêmio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é considerado o Oscar acadêmico do Brasil.

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Promoção da Saúde. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

Camila Dubow

MENU PRINCIPAL