AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Proposta visa ampliar a compreensão sobre o papel do som na construção de narrativas

Dentro da programação da VI Mostra de Extensão, Ciência e Tecnologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorre no dia 30 de outubro, às 19h15, a apresentação de nove trabalhos desenvolvidos por estudantes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. A atividade integra a VI Mostra da Pós-Graduação Stricto Sensu, que tem como objetivo divulgar os cursos de Mestrado e Doutorado da Instituição, por meio da apresentação de um trabalho indicado por cada Programa. 

Um dos estudos escolhidos tem como título “[Inter]midialidade em ondas sonoras: uma proposta de categorização para os audiolivros” elaborado pelo doutor do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Unisc, Jaimeson Machado Garcia, com orientação da professora Ana Claudia Munari Domingos. 

Segundo ele, a escolha pelo tema surgiu durante a pandemia, quando o isolamento social interrompeu praticamente todas as atividades tradicionais de entretenimento. “Com cinemas fechados, lançamentos de filmes e séries adiados, comecei a buscar novas maneiras de me conectar com narrativas, histórias e experiências culturais. Nesse processo, encontrei uma notícia sobre a adaptação da história em quadrinhos Sandman, de Neil Gaiman, para o formato de audiolivro, e esse foi o ponto de partida da pesquisa”, comenta.

A pesquisa foi desenvolvida no formato multipaper, um modelo alternativo à tradicional tese monográfica, que estrutura o trabalho em artigos científicos interligados por um eixo temático comum. Essa escolha metodológica partiu do desejo de tornar o processo mais dinâmico e integrado à comunidade científica, permitindo que cada etapa fosse testada, revisada e validada por meio da publicação dos resultados parciais em periódicos especializados. 

Jaimeson afirma que a categorização dos audiolivros é fundamental porque ajuda a dar nome e forma a um fenômeno pouco estudado, especialmente dentro das áreas de Letras e Comunicação. “Categorizar é nomear, no caso dos audiolivros, essa nomeação é essencial para tirá-los da zona de indefinição em que frequentemente são colocados, ora tratados como simples versões sonoras do livro impresso, ora confundidos com podcasts ou radionovelas.” 

A principal conclusão apontada, é de que além da proposta de categorização, o audiolivro deve ser reconhecido como uma mídia autônoma, e não mais como uma simples extensão sonora do livro impresso. “Ele possui linguagem, estrutura e estética próprias, com recursos técnicos e sensoriais que o distinguem de qualquer outra forma de narrativa literária. Em vez de ser um “meio alternativo de leitura”, o audiolivro constitui um espaço de criação e mediação artística, no qual a voz, o som e o silêncio desempenham papéis narrativos tão relevantes quanto as palavras escritas”, destaca.

A partir dessa compreensão, foi possível propor uma separação que reflete a diversidade estética e comunicativa: audiolivros teatrais, centrados na expressividade da voz, na entonação, na interpretação e performance do ledor, esses audiolivros retomam a tradição oral e se aproximam da dramaturgia teatral. Já os audiolivros fílmicos, se caracterizam pela multiplicidade de vozes, pelo uso de música e efeitos sonoros. A escuta se aproxima da experiência audiovisual, mesmo sem imagens, permitindo ao ouvinte “ver com os ouvidos”. Em contrapartida, os audiolivros convencionais são aqueles baseados em uma leitura linear, sem muitas entonações, e sem adição de música ou efeitos. 

Também pontua que o audiolivro tende a se consolidar como uma das principais formas de experiência literária digital, não apenas por sua acessibilidade, mas pela capacidade de integrar performance sonora, música e efeitos sonoros de diferentes formas. “Acredito que o futuro dos audiolivros será marcado por uma diversificação estética e tecnológica, acompanhando as transformações da própria sociedade em rede.”

Inscrições abertas

Os Programas de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Unisc estão com inscrições abertas, incluindo o Mestrado e Doutorado em Letras. Os interessados podem realizar a inscrição até o dia 17 de novembro, em unisc.br/mestradoedoutorado.

Texto: Estagiária Gabriela Janaína da Silva
sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato

Jaimeson Divulgação

Jaimeson Machado Garcia

MENU PRINCIPAL