Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), onde o conhecimento se constrói a cada aula, descoberta ou pesquisa, há histórias de vida que redefinem o conceito de dedicação. Uma delas é a de José Roberto Silva da Rosa, 44 anos, acadêmico de Psicologia e funcionário da equipe de higienização da Instituição, que atua durante a madrugada. Aos olhos de muitos, a estabilidade é a meta na maturidade, mas para José, é o momento de semear um novo futuro.
Segundo dados do Censo do Ensino Superior brasileiro, mais de 1,1 milhão de estudantes universitários têm entre 40 a 49 anos. No Rio Grande do Sul, esse número equivale a mais de 30% dos estudantes matriculados nas Universidades gaúchas. São tendências significativas na demografia do ensino superior por meio da consolidação da educação como um caminho de aprendizado e desenvolvimento contínuo ao longo da vida adulta.
Natural de Encruzilhada do Sul, José Roberto viveu muitos anos em Porto Alegre, onde iniciou a graduação em Psicologia, no ano de 2020. Durante a pandemia e por uma decisão de mudança em 2022, novos caminhos lhe trouxeram para Santa Cruz do Sul. Após um período atuando como garçom, surgiu a oportunidade de ingressar como funcionário na equipe de higienização da Unisc. "Posso ser muito sincero: foi a melhor coisa que poderia ter acontecido, estou tendo a oportunidade de trabalhar e realizar o que amo, que é o cursar Psicologia," afirma.
A motivação para mergulhar nos estudos da mente humana surgiu há cerca de 15 anos, enquanto trabalhava em uma rede de farmácias. Esse contato diário com uma grande diversidade de pessoas acendeu a chama. "Isso me impactou bastante, o quanto somos diferentes uns dos outros, e foi assim que nasceu o desejo de estudar e cuidar da mente humana," revela. Além da experiência profissional, uma vivência familiar reforçou sua escolha. A luta e o falecimento de seu irmão mais velho, vítima de câncer no cérebro em 2019, o "empurrou mais ainda para dentro da psicologia", comenta.
Conciliar o trabalho na higienização durante a madrugada com os estudos é um desafio que exige disciplina e auto-organização. Para José, a chave está na gestão do tempo de descanso e da alimentação. "As primeiras coisas que organizo são meu sono e alimentação," conta. O turno da noite, paradoxalmente, torna-se um aliado, deixando o dia livre para a família e para os estudos. E mais do que uma base financeira, a rotina prática no campus complementa sua formação. A lição mais valiosa extraída de sua rotina é um pilar da psicologia. "Acho que a prática maior que eu posso usar em harmonia com meus estudos é o exercício da paciência e o controle da ansiedade," reflete.
Ao ser questionado sobre qual conselho daria ao seu "eu de 20 anos," sabendo de todos os desafios e reviravoltas da vida, José Roberto compartilha uma mensagem profunda sobre superação e a busca contínua por novos horizontes. "Falaria da importância de buscar conhecimento, que é algo fundamental para qualquer pessoa. Diria e seria muito sincero, a mudança dói, sair da zona de conforto machuca, mas quando entendemos que nossa neuroplasticidade tem muito a ver com a busca de novos horizontes, vemos o quanto vale a pena se desafiar."
A história de José Roberto é um testemunho de que a busca pelo conhecimento e pela realização pessoal não tem hora determinada. Na Unisc, ele pavimenta o seu caminho, transformando o esforço e dedicação em resultados.

José Roberto Silva da Rosa - Foto: Tatiane Luci Rodrigues
Vestibular da Unisc com novos cursos e modalidade semipresencial
A Unisc está com inscrições abertas, até 1º de dezembro, para o Vestibular de Verão 2026, para cursos de graduação presenciais, semipresenciais, a distância e para o Curso de Medicina. A prova será no dia 6 de dezembro, às 14h30, em todos os campi. A novidade nesta edição é a inclusão de novos cursos: Terapia Ocupacional (Santa Cruz do Sul), Engenharia Biomédica (Montenegro e Santa Cruz do Sul) e Inteligência Artificial e Ciência de Dados (Capão da Canoa e Montenegro). Como novidade, a Unisc passa a disponibilizar também cursos no formato semipresencial, proporcionando aos estudantes uma experiência de ensino híbrido. Essa mudança reflete a adaptação da universidade ao novo padrão educacional, que busca integrar a conveniência do digital e o valor das interações presenciais. Inscrições e informações pelo site unisc.br/vestibular .


