O lançamento das atividades ocorrerá em março de 2026. Mais informações serão divulgadas em breve
Com o objetivo de fortalecer o papel feminino no desenvolvimento sustentável e na economia local, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Sicredi, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), firmaram uma parceria para o programa de capacitação "Conexão Mulher: Empreendedorismo, Liderança e Inovação no Campo e na Cidade". O curso modular é uma iniciativa que visa empoderar mulheres rurais e urbanas, transformando-as em protagonistas no progresso de suas comunidades. O lançamento das atividades ocorrerá em março de 2026. Mais informações serão divulgadas em breve.
Para a diretora de Extensão e Formação Continuada da Unisc, Caroline Bitencourt, as mulheres desempenham um papel fundamental na agricultura, na gestão familiar e na preservação cultural, mas frequentemente enfrentam barreiras que limitam seu acesso a recursos e tecnologias. “Diante disso, o Conexão Mulher busca não apenas promover a autonomia financeira, mas também valorizar suas vastas contribuições para a sociedade”, fala.
O curso, que terá uma solenidade de abertura com a palestra “A Mulher e o Cooperativismo”, oferecida pelo Sicredi, está estruturado em sete módulos. Um dos pilares centrais é a agroindustrialização, capacitando as participantes a transformar produtos agrícolas em bens de valor agregado, estratégia para a geração de renda e o fortalecimento da economia local.
Outros módulos incluem oficinas práticas de como fazer conservas e compotas, e vivências no curso de Gastronomia da Unisc. A sustentabilidade será outro tema abordado, onde as participantes serão incentivadas a aprender sobre práticas agrícolas regenerativas, agricultura orgânica e agroflorestas, e a desenvolver planos de sustentabilidade para suas propriedades.
Com foco na inovação, a capacitação também ensinará as mulheres sobre aplicativos de gestão agrícola, automação de processos e o uso de redes sociais e e-commerce para comercialização de produtos, com o objetivo de desmistificar a tecnologia e torná-la uma ferramenta de transformação pessoal e também comunitária.
Além das habilidades técnicas, também investe no empoderamento pessoal com foco no autocuidado, autoestima e valorização, ensinando a desenvolver a imagem, marca pessoal e a utilizar as redes sociais de forma estratégica. O programa também abrange educação financeira, promovendo o diagnóstico de propriedades e a diversificação de fontes de renda.


