Somos a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Completamos 28 anos de comprometimento com a qualidade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Nosso desejo para o ciclo que se inicia é seguir fazendo parte de muitas histórias, colaborando com a evolução do conhecimento e com o desenvolvimento da nossa comunidade.

É certo que muitas novas trajetórias serão escritas a partir das experiências que a Universidade possibilita e, cada uma delas, só é possível graças a todas que vieram antes. Nosso passado, presente e futuro estão entrelaçados, formando tudo o que somos.

São muitas as memórias que construímos, como a do Arthur Rothmund Rocha, que ganhou uma bolsa de estudos para graduação, por ter sido o primeiro bebê a nascer no Hospital Santa Cruz (HSC), em nosso aniversário de 2020. Arthur veio ao mundo em um momento difícil.

O último ano, assim como o atual, está marcado pela pandemia da Covid-19. Mas, apesar de todas as dificuldades da crise sanitária, escolhemos celebrar e lutar pela vida diariamente. Se em 2020 o nascimento do Arthur simbolizou a esperança no futuro, seu crescimento com saúde reafirma o sentimento de que dias melhores virão.

Transformações

A chegada de um bebê transforma a vida da família. “O Arthur é curioso, gosta de olhar e descobrir tudo. Também é uma criança carinhosa, saudável, com muita energia. Desde que ele chegou, nossas vidas estão mais completas, felizes e agitadas”, contam os pais, Daniela Rothmund e Anderson Rocha.

Enquanto a família do Arthur se reinventava para o receber da melhor forma possível, nós também estávamos atravessando diversas transformações aqui na Universidade: desde a Reinvenção Pedagógica, para proporcionar aos estudantes uma arquitetura curricular ainda melhor, até a mudança no formato das aulas, que se tornaram remotas para garantir a saúde coletiva.

Com o passar dos meses, o desenvolvimento do Arthur foi ficando cada vez mais perceptível: com cinco meses, ele já aprendia a engatinhar e descobria os primeiros significados de ter autonomia, se movimentando sozinho e indo atrás dos seus objetivos. Nós aqui da Unisc também seguimos em constante movimento, apostamos fortemente em inovação, fortalecendo e incentivando iniciativas como o nosso Parque Tecnológico, que é um dos pilares rumo ao futuro.

Por falar em futuro, o Arthur já deu seus primeiros passos aqui na Unisc. Assim como muitos que passam por nossos Campi e começam a percorrer suas carreiras a partir daqui, pudemos observar os olhinhos curiosos do Arthur explorando cada ambiente. Aos olhos de uma criança o mundo é uma grande novidade, e este é um ensinamento que o Arthur nos lembrou durante a visita.

Ao futuro!

Ainda não sabemos o que o Arthur vai decidir estudar quando crescer. Talvez ele tenha habilidades para a área das ciências exatas, das humanas ou, quem sabe, da área da saúde. A única certeza é que estaremos de portas abertas para que ele possa estudar aqui e fazer parte da construção de um futuro melhor, baseado no conhecimento e em tudo o que ele possibilita.

Nesses tempos difíceis, mais do que nunca, tornamos a Ciência, o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, ferramentas em benefício da nossa comunidade. Desenvolvemos projetos, pesquisas, estudos e tomamos iniciativas que proporcionaram qualidade de vida, mesmo durante a pandemia.

Por tudo o que vivemos até aqui e por tudo que ainda vamos viver, seguiremos firmes em nossa missão de produzir, sistematizar e socializar o conhecimento, visando à formação de cidadãos livres, capazes e solidários, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Um feliz dia a todos que fazem parte da história da Unisc!

Fotos: Desirê Allram

Relembre

Em 2020, para celebrar os 27 anos, a Unisc realizou uma ação especial: o primeiro bebê nascido no Hospital Santa Cruz (HSC), vinculado à Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), receberia uma bolsa de estudos para utilizar no futuro, em sua graduação. O sortudo foi Arthur Rothmund Rocha, nascido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Filho primogênito de Daniela Rothmund e Anderson Rocha, o Arthur chegou ao mundo durante a pandemia (que segue até o atual momento) para reforçar o quanto é valiosa a vida. Naquele momento, também aqueceu os corações que esperavam por ele e nos proporcionou a reflexão de que devemos ter esperança em um futuro melhor. Futuro que será construído com base na educação, no conhecimento e na ciência.