Elisângela Johann

Com a participação de cerca de 400 estudantes, professores e pesquisadores de todo país e também do exterior, se encerrou na tarde de sexta-feira, dia 15, na Unisc, a 8ª edição do Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional (SIDR). Durante três dias, o evento permeou a temática Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: perspectivas e desafios a partir das discussões em conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalhos. A promoção foi do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade.

De acordo com o coordenador do PPGDR, professor Rogério da Silveira, o seminário alcançou os objetivos para os quais se propôs. Para o docente, a intensa participação mostrou a importância do encontro para a área. “Foi um evento maravilhoso e muito representativo, que possibilitou o diálogo com pesquisadores de diversas partes do país e do mundo, além de propiciar a troca de conhecimento entre os estudantes”, acrescentou.

Na manhã do dia 13 de setembro, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leila Christina Dias, conduziu a conferência de abertura a partir da discussão sobre os conceitos temas do seminário, provocando o público sobre quais seriam as perspectivas e os desafios para as abordagens. Ainda na tarde de quarta-feira, a mesa-redonda composta pelos pesquisadores Camil Girard, da Universidade de Quebec, no Canadá; Martin Coy, da Universidade de Innsbruck, na Áustria; e Gislene Aparecida dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), abordou a temática das migrações – tanto na Europa, quanto no continente americano –, bem como os desafios interculturais pelos quais passam as pessoas migrantes e o processo de aceitação do local que as recebe.

No dia 14, a segunda mesa do seminário teve como convidados os professores Marcel Theza Manriquez, da Universidade de Los Lagos, no Chile, e Eric Sabourin, da Universidade de Brasília (UnB), que, em suas exposições, convergiram à temática das políticas públicas sociais a partir de exemplos e casos chilenos e brasileiros. À tarde, as professoras Denise Elias, da Universidade Estadual do Ceará (UEC); Silvia Gorenstein, da Universidade Nacional del Sur, na Argentina; e Martina Neuburger, da Universidade de Hamburg, na Alemanha, trataram sobre modelos de dinâmicas dos espaços rurais e relações entre urbano e rural, a partir do agronegócio globalizado na mesa Relações, interações e contradições entre o rural e o urbano no processo de desenvolvimento regional.

Já na manhã de sexta-feira, dia 15, a mesa-redonda com os professores Jorge Vershoore, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e Patricio Aroca, da Universidade Adolfo Ibañez, no Chile, debateu a relação entre desigualdade, concentração territorial e poder econômico, com exemplos do Chile e da Coreia do Sul, e a formação de redes para quebrar paradigmas. Além disso, falou-se também sobre a concepção dos Arranjos Produtivos Locais (APL) e sua importância para fortalecer o território e seu contexto econômico.

Para encerrar a programação do evento, tratou-se de desafios e potencialidades da produção científica e da pós-graduação na área de Desenvolvimento Regional, bem como formas de superar esses desafios e demais paradigmas da apropriação do conteúdo produzido. Participaram do debate os professores Rainer Randolph, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Ivo Marcos Theis, da Fundação Universidade de Blumenau (Furb); Cidoval Moraes de Sousa, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); e Virginia Elisabeta Etges, da Unisc.

Além da conferência e das mesas-redondas, o seminário também recebeu cerca de 280 trabalhos e mais de 70 pôsteres apresentados por estudantes e professores de pós-graduação brasileiros e estrangeiros. As apresentações foram divididas em eixos temáticos e, assim como a participação expressiva em todo o evento, também representaram um número inédito em relação às edições anteriores do seminário. Ainda integrou a programação uma noite especial com coquetel e lançamento de nove livros da área de Desenvolvimento Regional, de autoria de pesquisadores da Unisc e de outras universidades.

*Publicado por Felipe Nopes