Ao longo do mês de novembro, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), promoveu momentos para refletir sobre o Dia da Consciência Negra. Em alusão à data, celebrada no dia 20, o Comitê de Direitos Humanos, juntamente com o Setor de Recursos Humanos, realizou palestras e oportunizou momentos para celebrar a arte.
No dia 12, houve a palestra "Por que o racismo é estrutural no Brasil", com o professor Mozart Linhares da Silva, que contou com a participação de público interno e externo. No dia 19, o multi instrumentista Edinho Nascimento, esteve no Centro de Convivência para apresentar um repertório somente com músicas de compositores brasileiros negros. Nesta mesma data, ocorreu também a palestra com a professora Rosane Maria Cardoso, cujo título era "As (de)colonialidades do saber: de/para que serve meu espaço de fala?", também com a participação do público interno e externo.
O Comitê de Direitos Humanos da Unisc foi estabelecido em 2017, inicialmente focando em ações junto a estudantes e professores. Hoje é Coordenado por Ana Cláudia Almeida Campos. O principal objetivo do Comitê é combater o desconhecimento e disseminar a compreensão de que os Direitos Humanos são universais e se destinam a todos os cidadãos, por meio da luta e da responsabilidade coletiva de toda a sociedade.
texto: estagiária Gabriela Janaína da Silva, sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato.
Comitê de Direitos Humanos da Unisc com o músico Edinho Nascimento
Comitê de Direitos Humanos com o palestrante Mozart Linhares da Silva


