Felipe Nopes

Escolhida pelos jovens aprendizes para ser madrinha da segunda turma do curso Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, participou com alegria da cerimônia de formatura realizada na tarde desta quinta-feira, dia 29 de junho, no Salão de Eventos Superior da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana, no Centro de Vera Cruz. Promovido pelo Instituto Crescer Legal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), o curso formou 15 adolescentes. As atividades estavam em andamento desde o dia 23 de maio de 2016.

Para a educadora social da turma, Bruna Ferreira da Silva, o sentimento era de gratidão. “Aprendi muito mais do que talvez tenha ensinado. Desejo a vocês dias felizes, muito aprendizado e muitas conquistas. Nunca se esqueçam das suas origens. Conquistem seus espaços”, disse, emocionada, aos jovens aprendizes.

Carmen, que também é associada fundadora e conselheira do Instituto Crescer Legal, destacou que trabalhar com educação é algo grandioso e que a proposta da entidade é um exemplo de outros modos de ensino de qualidade. “Sem o esforço conjunto não estaríamos vivenciando esse momento. Desejo que os seus objetivos e sonhos possam se tornar realidade. Tenham orgulho de dizer de onde vocês são e quem vocês são. Façam a diferença. Nós precisamos de um futuro diferente”, enfatizou a reitora, orgulhosa em ser madrinha do grupo.

Em sua fala, o diretor-presidente do Instituto, Iro Schünke, afirmou que a iniciativa está sendo um sucesso. “No meio rural, começamos o verdadeiro aprendizado da vida. Se ficarem no campo, no futuro vocês serão grandes gestores e grandes líderes”, apontou. Também participaram do evento o prefeito de Vera Cruz, Guido Hoff; o coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura; demais autoridades; parceiros, associados e educadores do Instituto; e familiares dos formandos. Outras três turmas devem concluir o curso em 2017, nos municípios de Vale do Sol, de Venâncio Aires e de Santa Cruz do Sul.

Sobre o curso

Os jovens entre 14 e 18 anos foram selecionados entre as famílias de produtores rurais das localidades com o auxílio dos orientadores e instrutores das empresas associadas ao Instituto Crescer Legal. O curso teve duração de 11 meses, com quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas de atividades teóricas e práticas em gestão. Toda a carga horária foi cumprida na instituição parceira, junto à família, na comunidade, em visitas pedagógicas e técnicas. No programa das atividades estiveram o estudo e análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais e mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Criado para oportunizar aos jovens rurais formação teórica e prática para atuação empreendedora e cidadã, os adolescentes que participaram do Programa de Aprendizagem Profissional Rural foram contratados como aprendizes e receberam bolsa de estudo e certificação de acordo com a Lei de Aprendizagem.

Sobre o Instituto

O Instituto Crescer Legal nasceu de uma iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas, que tomou forma com o apoio e a adesão de pessoas e entidades envolvidas com a educação e com o combate ao trabalho infantil, em especial em áreas com plantio de tabaco. Com o objetivo de oferecer subsídios para que jovens permaneçam e se desenvolvam no meio rural, através de oportunidades de geração de renda e do desenvolvimento das habilidades e potencialidades, respeitando a diferenciação de gênero, com possibilidades para meninos e meninas, o Instituto tem como essência acreditar na possibilidade de que questões culturais enraizadas podem ser modificadas, a exemplo do trabalho infantil.

*Publicado por Felipe Nopes