Tais de Moraes

Gerente de TI da Contel, Fernando Wendland; acadêmico, Tércio da Silva; professora Daniela Bagatini; diretor operacional da Contel, Lucas Broilo

diretor operacional da Contel, Lucas Broilo

Um projeto de pesquisa, viabilizado pelo Parque Científico Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) com a Contel Telecom, foi renovado. Nele, a empresa busca automatizar processos por meio de chatbots. A iniciativa tem a coordenação da pesquisadora e professora do departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação da Unisc, Daniela Duarte da Silva Bagatini, com o acadêmico do curso de Engenharia de Computação, Tércio da Silva.

Um chatbot ou robô de conversação é uma ferramenta capaz de estabelecer uma conversa com o usuário por meio de aplicativos de mensagens, sites e demais plataformas digitais. Esses sistemas aplicam uma interface de interação com o usuário para entregar um produto, serviço ou experiência. No caso da empresa, oferece agilidade nos serviços prestados ao cliente por meio de conversação em linguagem natural, via chat.

Para a professora, além do projeto utilizar uma ferramenta diferenciada, ele também traz inovação ao otimizar e aperfeiçoar um serviço já prestado. “A realização desse projeto mostra o quanto essa aproximação com o ambiente acadêmico é importante e beneficia todos os envolvidos - empresa, universidade e estudante”, diz.

Já Tércio ressalta que o uso de uma tecnologia nova serviu de estímulo para a realização do trabalho. Também, o apoio dado pela professora e a confiança depositada pela empresa contribuíram para cumprir os objetivos propostos.

Parceria que deu certo

A Contel, que está localizada no TecnoUnisc, oferece planos de telefonia de forma simples, por meio de diversos canais de contato como whatsapp, email, telefone e redes sociais. Segundo o Gerente de TI, Fernando Wendland, o projeto apresentou resultados satisfatórios e acima do esperado. “Os testes de usabilidade com usuários, constataram que o bot realiza o atendimento em poucos minutos, o que reafirma a cultura e o objetivo da empresa em descomplicar o processo para o cliente.”

A expectativa é de que a parceria com a Unisc prospere cada vez mais. “No decorrer da continuidade o chatbot fará a integração com sistemas para que possa ser usado por todos os clientes espalhados pelo Brasil”, completa Fernando. A segunda fase do projeto, a partir dos resultados obtidos, quer dar continuidade ao aprimoramento do chatbot e realizar o processo de integração com aplicações da Contel.