Fotos: Magali Drachler

O projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes, vinculado ao Programa Unisc-Escola, esteve nesta quarta-feira, 2 de outubro, na Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre (EEEMAT), no município de Arroio do Tigre, região Centro-Serra. Foram realizadas oficinas e palestras para mais de 400 participantes, entre alunos do Ensino Médio e professores, destacando os cursos de Comunicação Social, Matemática, Biologia, Administração e Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Também participaram das atividades, por meio da Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) da Unisc, quatro estudantes da Costa Rica, do Equador e da Colômbia, que estão realizando intercâmbio na universidade. De acordo com o professor do Departamento de Comunicação Social e coordenador do projeto, Hélio Etges, a ação teve a intenção de trazer para o educandário um contexto de conhecimentos que são produzidos na Unisc. O intuito foi compartilhar esse conhecimento com os alunos do Ensino Médio e fazer uma interlocução e uma interface mais propositiva da própria universidade com a escola.

“Nossa vinda a Arroio do Tigre tem propósitos que atendem a própria demanda da escola, até porque foi feita uma grande negociação com a direção para ver quais eram os maiores interesses. O projeto, quando sai dentro dessa visão que chamamos de Momento Unisc-Escola, vai com um grupo grande de professores, estudantes e intercambistas para dar uma amplitude e para que possamos atingir o maior número de alunos no mesmo momento na escola”, explicou Etges.

O docente disse ainda que o projeto visa fazer com que as escolas percebam que elas também podem conversar com a Unisc através dos conhecimentos que ela oferece. “E nós aprendemos muito com aquilo que percebemos nas salas de aula durante as atividades”, observou. As atividades desenvolvidas pela equipe da Unisc no educandário abordaram temas como empregabilidade e carreira, infrações cibernéticas, bullying, inserção no mercado de trabalho, biodiversidade, entre outros. Houve ainda oficina de cinema, conversa com os intercambistas e simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segundo a coordenadora administrativa da Unisc Sobradinho, Jocelaine Maieron, neste ano duas escolas do Centro-Serra foram beneficiadas pelo projeto: a Escola Estadual de Educação Básica Padre Benjamim Copetti de Sobradinho, e agora a EEEMAT. “Nós entendemos que é preciso haver essa aproximação entre universidade e escola pública para uma maior interação. Precisamos voltar nosso olhar para dentro do Ensino Médio, para fazer as devidas adequações e também evoluir no tempo e saber qual o objetivo dos nossos estudantes e futuros graduandos”, salientou.

Por sua vez, a diretora do educandário, Cláudia Stefanello Bernhard, destacou a importância da vinda da Unisc. “É um momento pedagógico, de interação e conhecimento, pois chega uma hora em que os alunos precisam se decidir e tomar um rumo pensando em seu futuro”.

A estudante do 3º ano do Ensino Médio da EEEMAT, Bruna Hindersmann, considerou positiva a atividade. “Foi muito bom. Participei da oficina com o professor Hélio Etges e ele nos repassou que não devemos parar de estudar e de nos aperfeiçoarmos. Precisamos buscar novos conhecimentos para ter êxito na vida”, disse a aluna, que pretende ser investigadora. Já Luís Arrial, também do 3º ano do Ensino Médio, afirmou que foi muito produtiva a conversa com os coordenadores do curso de Direito. “Eles nos trouxeram muitas explicações sobre a vida acadêmica e o curso que pretendo fazer”, comentou o estudante.