No dia 28 de junho, estudantes e comunidade puderam participar de uma aula internacional aberta ao público, a qual fez parte da disciplina de Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos do curso de Engenharia Ambiental da Unisc, ministrada pelo professor Marcelo Luís Kronbauer. O assunto abordado foi a articulação entre o planejamento dos recursos hídricos e o ordenamento do território no contexto português, pela Professora Teresa Fidélis, do Departamento de Ambiente e Ordenamento e investigadora na Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro (Portugal).

A coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, professora Adriane Lawisch Rodriguez, destacou a satisfação de ver a continuidade da colaboração iniciada em 2017 entre a Unisc e a Universidade de Aveiro, quando da realização do primeiro projeto de pesquisa em parceria com o professor Luis Tarelho, do Departamento de Ambiente e Ordenamento/Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (DAO-Cesam), e da estada da então acadêmica do curso, Tailane Hauschild , por seis meses na UA, em Portugal.

De acordo com o professor da disciplina, Marcelo Luís Kronbauer, o tema abordado é extremamente relevante para o atual contexto, tendo em vista todo o processo de escassez hídrica que assola boa parte da região sudeste e centro-oeste do Brasil. O planejamento e a gestão de recursos hídricos podem ser uma ferramenta para tornar a sociedade mais resiliente a eventos naturais extremos (secas e estiagens), que tendem a ocorrer com mais frequência. “O curso de Engenharia Ambiental, através de sua formação acadêmica, busca reforçar esses conceitos, para capacitar os profissionais do século 21 a analisarem criticamente os problemas sociais, ambientais e econômicos associados aos recursos hídricos, e atuar de forma efetiva na sua resolução”, ressaltou.

A iniciativa da aula internacional foi fomentada pela Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais da Unisc (AAII), que visa cada vez mais ampliar a troca de conhecimentos e experiências com instituições de ensino superior renomadas dos mais diversos países, uma vez que ações dessa natureza fortalecem a formação dos alunos com visão de mundo.