AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGPS) avaliou a relação entre os incidentes e dados sociodemográficos e clínicos de pacientes internados em um hospital da 28ª Região de Saúde do Rio Grande do Sul por diferentes patologias, em uso de sonda nasoenteral (SNE). O estudo foi realizado pela mestranda Janaína Chiogna Padilha (foto), tendo como orientadora a professora Suzane Beatriz Frantz Krug e como coorientadora a professora Jane Dagmar Pollo Renner. Além dos aspectos clínicos e sociodemográficos, foram avaliados incidentes relacionados aos pacientes hospitalizados que necessitam de suporte para nutrição e administração de medicamentos.

Os resultados permitem apontar a relação do perfil de cuidado exigido pelos pacientes hospitalizados em uso de SNE e a relação com a segurança do paciente, temática bastante relevante nas instituições de saúde. O conhecimento do cuidado que o paciente necessita permite ainda organizar as equipes de trabalho, propiciando assim um cuidado mais qualificado.

A partir de avaliações referentes à segurança, evidenciam-se incidentes recorrentes no âmbito da saúde, que geram problemas, gastos desnecessários e até levam pacientes à óbito. Na pesquisa, foi possível evidenciar incidentes que acometem pacientes hospitalizados em uso de SNE, possibilitando o desenvolvimento de estratégias que possam evitar danos aos pacientes e excelência aos serviços de saúde.

Os pesquisadores envolvidos chamam a atenção para a continuidade de estudos em pacientes hospitalizados em uso de SNE, avaliando a complexidade do cuidado e sua interpelação com os dados sociodemográficos. “Continuar a avaliar incidentes relacionados ao uso de SNE em ambientes hospitalares pode contribuir para o aprimoramento das técnicas de cuidado, proporcionando evolução profissional, qualidade dos serviços e satisfação dos pacientes”, salientaram.

MENU PRINCIPAL