Natural de Santa Rosa, Janaína Wohlenberg sempre teve o sonho de ser professora, fazendo da busca pelo conhecimento algo constante entre suas prioridades, bem como os incentivos recebidos pelos seus pais que a encorajaram a “nunca parar de estudar”.

Sua história com a Unisc começou em janeiro de 2010, quando tinha recém-concluído a graduação em Administração pela Universidade de Passo Fundo (UPF). “Sabe aquele momento da vida em que você se depara em uma bifurcação, entre o caminho mais confortável e o desafiador? Para seguir na busca pelo conhecimento, tive que enfrentar vários obstáculos, a distância da família, a solidão, o financeiro, noites exauríveis de estudo e a rotina de trabalho. Tenho certeza que muitos estudantes devem entender o que essa prática diária representa, mas, no final, como diz a minha mãe, ‘Não há tempestade que dure para sempre’. O ponto final de uma jornada pode apenas representar a marca de um novo começo”.

E assim foi o início de uma nova jornada na vida de Janaína: a opção pelo Mestrado em Tecnologia Ambiental foi a primeira porta de acesso à prática docente, e a comprovação de que ela estava onde, realmente, deveria estar. Durante a realização do curso, Janaína pôde atuar na área de ensino, trabalhando em um cursinho com disciplinas direcionadas à administração de empresas.

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental – Mestrado e Doutorado, ao qual Janaína se refere como uma opção certeira em sua caminhada, tem por objetivo geral a consolidação da pesquisa na área de Tecnologia Ambiental e a qualificação de recursos humanos, influenciando e contribuindo para o desenvolvimento regional. Para isso, pretende formar profissionais direcionados à prevenção e/ou à resolução de problemas ambientais que afetam a qualidade ambiental e de vida da sociedade, com habilidades e capacitação tecnocientífica. O profissional também deverá ter capacidade de gerar conhecimento e pesquisas básicas para uso nos sistemas de gestão ambiental.

Para os acadêmicos que têm interesse em seguir na docência, Janaína garante que estas práticas são de fundamental importância, pois, por meio delas, é possível vivenciar o cotidiano que essa atividade profissional representa. Ela também conta que, após a conclusão do mestrado, em 2012, foi aprovada como professora substituta no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). “Junto com a realização desta conquista vieram novos desafios e responsabilidades, pois atuar em uma instituição de nível superior demanda muito empenho e comprometimento para com as nossas ações e postura profissional”. Dentro dessa realidade, Janaína foi acompanhando os demais concursos que surgiram na área e, em 2013, foi aprovada como professora assistente no curso de Tecnólogo em Agronegócio, na mesma instituição.

Segundo ela, o Doutorado surgiu frente a necessidade e o compromisso que a prática docente demanda. “Quando estamos em uma sala de aula, com mais de 40 pessoas nos observando, nos sentimos responsáveis por fornecer o melhor e mais atualizado conhecimento acerca da temática em questão”. Janaína ainda afirma que essa trajetória também deixou suas marcas, visto que, além dos 400 km de viagem semanal, sua filha Stella havia acabado de completar o seu primeiro ano de vida. “Hoje, após três anos que ingressei no Doutorado, digo com orgulho que consegui superar mais esse desafio, tendo sempre em mente o objetivo a ser alcançado, a Fé e a Esperança no coração! E quanto aos degraus e aos desafios que vão surgindo? Esses a gente vai superando um de cada vez”.

Conheça o programa que fez um novo começo na vida da Janaína, https://youtu.be/YXsbnmXLsKk. As inscrições estão abertas até 01 de novembro