AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A Unisc, através do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), obteve junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o registro do aplicativo denominado Score Z Calculator. A ferramenta serve para auxiliar na realização do diagnóstico preventivo da Síndrome Metabólica, estimulando a padronização dos fatores de risco a serem utilizados no diagnóstico, o qual, atualmente, é abrangente. 

O programa tem como autores a pesquisadora e professora do  Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais (SPI) e do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação, Rejane Frozza; o acadêmico de Ciência da Computação, Roger Fagner Rothmund; a doutoranda em Promoção da Saúde (PPGPS), Ana Paula Sehn; e a pesquisadora e professora do PPGPS e do Departamento de Ciências da Saúde, Cézane Priscila Reuter.

De acordo com a professora Rejane Frozza, a parceria entre a Computação e a Saúde tem resultado em soluções inovadoras para melhorias em processos de cuidado às pessoas e diagnóstico preventivo. “O uso de técnicas de Inteligência Artificial, como os sistemas de apoio à decisão baseado em conhecimento, permite aos profissionais da saúde um processo de interação mais amigável e confiável com a tecnologia e os aplicativos computacionais", destacou.

O desenvolvimento do aplicativo contou com a utilização das tecnologias mais atuais do mercado mobile, em que foram aplicados os padrões de projetos adequados, que garantem um código limpo e de fácil manutenção. “Também, como contribuição à avaliação de usabilidade, criamos conceitos específicos que podem ser aplicados aos aplicativos móveis, o que favorece a experiência do usuário, facilitando a sua aceitação”, enfatizou o acadêmico Roger Fagner Rothmund.

"A proposta desse aplicativo visa aproximar ciência e prática clínica, no sentido de propor uma alternativa padrão para o diagnóstico da síndrome metabólica. Além disso, busca evidenciar a importância do monitoramento e avaliação de forma precoce", ressaltou a doutoranda Ana Paula Sehn. Já a professora Cézane Priscila Reuter, disse que a síndrome metabólica é uma condição bem estabelecida em adultos, mas os critérios de diagnóstico para crianças e adolescentes ainda são controversos. “Dessa forma, a utilização de um escore padronizado consiste em uma ferramenta útil para identificar a presença de risco metabólico desde cedo”, acrescentou.

Informações adicionais sobre a tecnologia estão disponíveis no link: https://www.unisc.br/sites/nitt/tecnologia/score-z-calculator/

MENU PRINCIPAL