Iniciou na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, o curso de capacitação virtual para professores da rede municipal de ensino. Denominada Escola Conectada, a iniciativa consiste na oferta de formação continuada para professores e supervisores da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos com o propósito de desenvolver uma cultura de uso das tecnologias digitais nas atividades didático-pedagógicas a distância, no período de suspensão das aulas devido a covid-19.

O programa tem como parceiros a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SEE), e a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), através da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

No evento online de abertura, na sala EAD da universidade, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia Helfer, acolheu os educadores e falou da importância da parceria. “A pandemia está nos colocando frente a desafios novos. E a universidade se sente muito honrada com esse convênio, porque este momento, de todas as parcerias, ele tem uma importância maior, porque é uma forma que estamos encontrando de colocar em ação a retomada das aulas.  Temos uma equipe extremamente capaz para este sistema remoto e tenho certeza que será um sucesso”, declarou.

Já a secretária da pasta, Juliana Bach, destacou a necessidade da formação. “A pandemia trouxe uma série de transformações para todos os segmentos da sociedade, e com a educação não poderia ser diferente. E fico feliz porque encontramos na universidade esse acolhimento para nos ajudar nessa transformação. Esta capacitação não se encerra após a pandemia, ficarão heranças aqui, porque a mudança é a única constante. Agradeço, em especial, os nossos professores, sempre disponíveis e com vontade de aprender, essa é mais uma ação que com certeza fortalecerá muito a nossa rede de ensino”, afirmou.

O Programa Escola Conectada prevê a oferta de formação continuada para 800 professores da rede pública municipal, lotados em 46 escolas. O investimento é de R$ 44.125,00, com recursos próprios do município, e compreende cursos para professores, com carga horária de 40 horas, encontros remotos e a distância, em sete módulos; um curso para supervisores escolares, com carga horária de 12 horas, encontros remotos e a distância; 46 salas virtuais de aprendizagem, uma para cada escola, no período de 1º de julho a 31 de dezembro; e 10 horas de assessoria técnica e pedagógica na implementação do programa.