O projeto auxilia na polinização de flores e no controle de insetos danosos para as plantas.

Insetos como abelhas, vespas, borboletas, moscas-das-flores, besouros e joaninhas são essenciais para a manutenção e o equilíbrio ecológico. Alguns destes são polinizadores, auxiliando no desenvolvimento de frutos e sementes existentes nas proximidades. Outros, contribuem para o controle natural de pulgões e ácaros, por exemplo, que são nocivos para as plantas. Mas, apesar de sua importância para os ecossistemas terrestres, estes pequenos aliados correm  forte risco de extinção, devido à perda de habitat causada pelo processo de urbanização e de agricultura intensiva.

Pensando nisso, foi construído um Hotel para Insetos, próximo ao estacionamento do bloco 53, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A atividade integra o evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2019, cujo tema é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”. A construção artificial possui  tamanhos, formas e padrões diferentes, visando proporcionar um ambiente propício para insetos polinizadores e auxiliares formarem seus ninhos e/ou hibernarem durante o período necessário.

Tanto para a regulação das cadeias alimentares, quanto para a reciclagem de nutrientes e o aumento da biodiversidade local, é essencial que estes insetos existam. Assim, o Projeto, que foi financiado pela chamada MCTIC/SNCT 09/2019, é uma iniciativa do Doutor em Biologia/Zoologia e Professor da Unisc, Andreas Köhler. O momento de inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira, três de novembro, e contou com a presença do idealizador Andreas, bem como de alunos que auxiliaram no projeto.

“Esse tipo de construção é muito comum na Europa e em países da América do Norte, no Brasil ainda é pouco difundido. Mas é muito importante que ele exista. Antigamente existiam árvores velhas, madeiras em decomposição, lugares onde os insetos poderiam fazer os ninhos e hoje, com o avanço das construções, faltam ambientes para que eles se instalem. Por isso, a previsão é de extinção de muitas espécies. A intenção do nosso projeto é ajudar a reverter esse declínio na vida dos insetos. É o primeiro que inauguramos aqui na Unisc e espero que seja o primeiro de vários. ”, reforçou Andreas.