Dos 249 trabalhos inscritos inicialmente, 24 são projetos-destaque e outros 14 ficaram com menção honrosa
A Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade 2025 – da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) divulgou a lista de projetos premiados na 5ª edição do evento, que envolve escolas públicas e privadas das regiões dos Vales do Rio Pardo e Jacuí-Centro e Litoral. Dos 249 trabalhos inscritos inicialmente, 103 foram classificados. Destes, 24 são projetos-destaque e outros 14 ficaram com menção honrosa. Dos agraciados como destaque, houve três em cada uma das oito categorias envolvendo desde a Educação Infantil até a educação não-formal. Já na menção honrosa foram contemplados dois por categoria, todos da Educação Básica.
Segundo a coordenadora geral do evento, Cláudia Mendes Mählmann, todos os projetos submetidos nesta edição tiveram os méritos reconhecidos em vista da qualidade, tanto em termos de proposta de pesquisa, quanto dos resultados apresentados. “As notas concedidas a cada um deles levaram em conta um conjunto de critérios definidos antes mesmo do início do curso de formação de professores, lançado no início de maio. As notas alcançadas por si mostram a qualidade dos projetos, todos de nível muito próximo uns dos outros.”
Cláudia lembra que o próximo passo do evento é a entrega da premiação, que ocorre no próximo dia 28, a partir das 9 horas, no Anfiteatro do Direito, bloco 18 da Unisc. Para isto, todas as escolas participantes estão convidadas, tendo ou não trabalhos laureados. “Esperamos a presença de um grande público para este momento, porque o evento é aberto a todas as instituições de ensino e à comunidade em geral. Será um momento de coroamento do intenso trabalho e esforço realizado por professores e alunos da educação básica ao longo do ano.”
Para a coordenadora geral da Feira, esse é um momento de confraternização e, em especial, de reconhecimento a todos os docentes e discentes que dedicam um conjunto importante de horas voltadas à pesquisa nas escolas. “Sabemos da luta e empenho de todos. A Feira de Ciências da Unisc chegou neste nível e qualidade, porque as escolas realizam um ótimo trabalho por meio de seus professores que, empenhados em levar a pesquisa para seus alunos desde a mais tenra idade, estão, com certeza, fazendo a diferença na construção de conhecimentos em seus locais de atuação.” Ela lembra ainda que isso também é resultado do apoio que a Feira recebeu em 2025 de parte do CNPq e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.







