Após vencerem as duas etapas iniciais do desafio, os quatro acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Unisc foram os classificados na América Latina para concorrem na final em outubro.

Neste ano de 2021, a British American Tobacco (BAT), empresa do segmento do tabaco, lançou um desafio internacional para universitários e recém-formados, na busca de promover um futuro melhor às próximas gerações. Chamado de Battle of Minds, o desafio consiste em criar soluções para problemas atuais da sociedade. Os vencedores, em nível da América Latina, são estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Administração e Ciências da Computação da Unisc.

Arthur Machado, Eduardo Moraes, Gabriel Santos e Lucas Arend, com idades entre 19 e 20 anos, apresentaram o seu projeto e, agora, são finalistas na etapa global do desafio que acontece em outubro. A final ocorre na Inglaterra, com um evento online em que os finalistas apresentam o pitch aos gerentes seniores da BAT.

“Estamos extremamente felizes por chegar tão longe no desafio. Está sendo um processo de grande aprendizado e estamos satisfeitos pela trajetória do nosso projeto. Além disso, está sendo muito bom ter a oportunidade de apresentar e se comunicar em inglês, com pessoas de diferentes países”, conta Eduardo.

Segundo a Head de Talent & OE Latam South da BAT, Fabíola Silva, “é uma oportunidade que a BAT encontrou para incentivar e apoiar projetos que pensem um amanhã melhor para as futuras gerações e a atual em que estamos. Queremos ser agentes dessa transformação global, garantindo o estímulo necessário para que esses jovens, que possuem mais de 18 anos e que são criativos e cheios de ideias, possam trazer soluções inovadoras para a sustentabilidade do meio ambiente”.

Um futuro melhor

Com a intenção de encontrar soluções inovadoras para problemáticas contemporâneas e recorrentes na sociedade, o desafio da BAT era centralizado em quatro áreas: resíduos, energia, cultura do trabalho e agricultura. Entre esses temas, existiam questões diversas a serem pensadas, como a redução de resíduos descartados na natureza, melhores soluções para o home office, projetos agrícolas para redução do impacto na natureza diante da maior demanda pela produção e a utilização inteligente de fontes de energias sustentáveis.

Arthur, Eduardo, Gabriel e Lucas desenvolveram um projeto sobre resíduos, com a proposta de um contêiner inteligente para a coleta seletiva de recicláveis. “Poderia depositar metal, plástico, vidro e papel no contêiner. A partir do peso dos resíduos, o usuário cadastrado receberia créditos em um aplicativo de celular. Esses créditos seriam trocados por produtos e descontos em lojas parceiras, que podem anunciar suas ofertas no App”, explica Eduardo.

O desafio da BAT

Para participar do desafio, a primeira etapa foi o envio de um texto, explicando o modelo de negócios da equipe. Após passarem para a segunda fase, o grupo realizou a apresentação de um pitch ao vivo. As três melhores equipes da divisão Latam South, nível América Latina, da BAT apresentaram mais um pitch, desta vez para jurados ligados à sustentabilidade da empresa.

Na etapa global, que acontece em outubro, os três primeiros colocados vão receber premiação em dinheiro, além de terem a oportunidade de entrar na aceleradora da BAT. “Independentemente dos resultados finais, o conhecimento e a experiência até aqui são inestimáveis. Decidimos participar por entender que um projeto extracurricular agrega muito à formação do aluno e, consequentemente, se torna um diferencial no currículo” afirma Eduardo.