AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Foto: Felipe Nopes

Mariana Barbosa de Souza durante a defesa da 100ª tese

 

Intitulada Norma e território: o processo de normatização dos condomínios horizontais fechados no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a 100ª tese do doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) foi defendida pela aluna Mariana Barbosa de Souza, na tarde desta quinta-feira, 21 de fevereiro, na sala 1009, bloco 10 do campus. “Sinto uma mistura de sentimentos, que envolve alegria, empolgação e saudosismo, em razão da minha formação que sempre foi na Unisc, desde a graduação em Direito, em 2010. Estou honrada em ser a 100ª defesa de tese deste doutorado, cujo programa me acolheu tão bem desde o mestrado e que possui grande prestígio tanto no Brasil, quanto no exterior”, apontou Mariana.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), professor Rogerio Leandro Lima da Silveira, a tese da aluna representa bem o compromisso do PPGDR com a sociedade e o desenvolvimento da região. “O estudo, que envolveu análise documental e entrevistas com atores sociais e instituições sobre o processo de construção social da norma que regulariza a produção de condomínios residenciais no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, analisou os seus principais reflexos e impactos para o crescimento socioambiental daquela região”, salientou.

“Estamos muito satisfeitos e felizes em poder comemorar essa 100ª defesa de tese em 2019, quando completamos 25 anos de existência do PPGDR, o primeiro programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional criado no País em 1994, com a oferta do curso de mestrado”, destacou Silveira. “Em 2002 foi instituído o doutorado, buscando oferecer uma formação mais abrangente para pesquisa nessa área do conhecimento, bem como almejando consolidar e qualificar ainda mais a pesquisa e o ensino desenvolvidos no PPGDR”, observou o coordenador.

MENU PRINCIPAL