AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

 

Divulgação

 

Na manhã desta quarta-feira, 11 de julho, o deputado estadual e representante da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Juliano Roso, esteve na Unisc para tratar sobre os encaminhamentos do caso das mensagens racistas escritas no banheiro masculino do bloco 13 da ​I​nstituição. Na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria, Roso foi recebido pelo vice-reitor Rafael Frederico Henn.

Durante a reunião, a presidente do Comitê de Direitos Humanos da Unisc, professora Caroline Müller Bitencourt, apresentou ao deputado as ações que já são desenvolvidas pela ​U​niversidade desde 1994 sobre proteção dos direitos humanos, inclusive da população negra, como palestras, seminários, conferências, rodas de conversa e projetos de pesquisa e de extensão, entre outras. “O comitê se colocou à disposição da Assembleia Legislativa para a realização de atividades conjuntas no combate a essas práticas dentro da Unisc”, salientou Caroline, visto que a próxima reunião do comitê, marcada para o dia 13 de julho, discutirá ações pontuais.

A docente também destacou que há vários setores institucionais com profissionais capacitados para o acolhimento de alunos e professores e o enfrentamento desse tipo de situação, como a Ouvidoria, o Núcleo de Apoio Acadêmico, o Núcleo de Apoio ao Professor e o Núcleo de Ação Comunitária.

Roso demonstrou satisfação e elogiou as iniciativas da ​I​nstituição, assegurando que ações efetivas serão tomadas diante do episódio. “Vamos buscar medidas cabíveis para identificar e denunciar o autor das mensagens. Isso é um crime e esse tipo de ação não pode ficar impune”, declarou o deputado, que convidou a Unisc para participar de uma reunião com a Assembleia Legislativa, o Ministério Público Federal e a Promotoria de Justiça, ainda sem data definida, a fim de debater o caso ocorrido na Universidade.

Também participaram do encontro na Unisc a chefe de Gabinete da Reitoria, Carla Pacheco da Rosa; o coordenador da Assessoria Jurídica (Ajur), Eltor Breunig; o assessor jurídico Neimar Santos da Silva; a representante do Diretório Central de Estudantes (DCE), Emanuele Mantovani; a estudante e representante do Movimento Negro, Cíntia Mara da Luz; e o representante do 18º Núcleo do Cpers/Sindicato, Elbe Marques Belardinelli.

 

​*Publicado por Felipe Nopes​

MENU PRINCIPAL