Docentes fizeram atividades práticas na Gastronomia, Estética e EAD

Dando continuidade ao trabalho de formação continuada oferecido a professores de Educação Básica, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio da Direção de Formação Continuada e Tecnologia Educacional, deu o pontapé inicial para o novo curso chamado “Mesa educadora: vivências e reflexões pedagógicas”. Desta vez, a atividade reuniu professoras da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Ramiro Fortes Barcelos, de Charqueadas, nesta quinta-feira, 1º.

Além do estudo individual na sala virtual, durante o dia elas vivenciaram a prática gastronômica, na oficina “Hoje eu sou o chef”, em que, em grupos, precisaram montar um almoço com o cardápio que incluía risoto de limão siciliano, frango recheado, salada e panacota na sobremesa. A atividade foi realizada no Laboratório de Gastronomia da Unisc, orientada pela auxiliar-técnica Luciana Cassaboni. Em seguida, participaram de uma experiência, na Clínica de Estética da Unisc, intitulada “A importância dos cuidados com a imagem”. Por último, passaram por uma experiência audiovisual em que precisaram produzir um vídeo que sintetiza a trajetória da escola na aprendizagem experiencial. Todas as atividades visam o trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades.

“Acreditamos que a educação se faz com alegria, acolhimento e o professor merece ser muito bem tratado. As premissas do programa são estruturadas em cima do acolhimento e da relação respeitosa com vocês. Não somos os donos do saber, pois a verdade está no chão da escola, no cotidiano. O que fazemos aqui hoje são mecanismos e estratégias para pensar a prática com vocês, refletir o que fazem, o que não fazem e o que poderiam fazer no trabalho didático-pedagógico”, fala o diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional, Rudimar Serpa de Abreu.

A Escola Estadual Doutor Ramiro Fortes Barcelos está situada na Colônia Penal de Charqueadas e atende cerca de 115 crianças. “Sabemos da importância da Educação Básica. Há um desânimo da sociedade com relação a importância da educação e é uma pauta que nos mobiliza, por isso a Universidade quer estar próxima de quem faz a Educação Básica. Durante a pandemia a violência doméstica, por exemplo, aumentou e trouxe consequências sérias e vocês vivem isso na sala de aula. Vocês, que trabalham com crianças em situação de vulnerabilidade, são heroínas, vivem o cotidiano com equilíbrio, aceitam que quem errou não é pecador eterno e o reconhecimento destes depende da postura de vocês. A família é um fator fundamental, mas isso também vale para a escola”, enfatiza a vice-reitora, Andreia Rosane de Moura Valim.

Fotos: Bruna Lovato/Unisc

mesaeducaora6