O Curso de História da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Para atribuir a nota 5, que representa nota máxima e um desempenho de excelência, são considerados os indicadores do Instrumento de Avaliação do MEC, composto por três dimensões: a Proposta Pedagógica do Curso (PPC), o corpo docente e a infraestrutura da Instituição e do curso.
Durante a avaliação, realizada no final de agosto, a comissão visitou as instalações físicas da Universidade e do curso, analisou documentos relacionados às atividades da graduação e também realizou reuniões com a Reitoria, com os membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), com professores, estudantes e com setores administrativos da Unisc.
Segundo o professor José Antônio Moraes do Nascimento, coordenador do curso, “a nota 5 para o Curso de História, representa a culminância de um trabalho intenso e dedicado realizado pelo corpo docente que atua diretamente no curso. A maioria dos professores atua também na pesquisa e na extensão, incentivando e criando possibilidades para inserir os estudantes nesses espaços. É o resultado desse trabalho dedicado em formar graduados para atuarem como professores e pesquisadores, inseridos nas escolas e conhecedores do cotidiano do que é ser professor”, finaliza.
Histórico do Curso
O curso de História tem sua origem no curso de Estudos Sociais, licenciatura de 1º grau, que iniciou suas atividades em 1968 como extensão da Faculdade Imaculada Conceição (FIC), de Santa Maria. Com as mudanças nas legislações, em 1985 foram criadas as Habilitações Plenas em História e Geografia. Na Unisc, as discussões sobre a transformação do curso de Estudos Sociais, em cursos de História e Geografia, vem de longa data, sendo concretizada somente em fins de 2000, especialmente devido às novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), em tramitação no Conselho Nacional de Educação (CNE), na ocasião, que propuseram os cursos de História e de Geografia e não mais de Estudos Sociais.
O curso conta com o Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (CEPA), reconhecido internacionalmente pelas suas pesquisas. Também o Centro de Documentação (CEDOC), que visa reunir, classificar, preservar e colocar à disposição de especialistas e público em geral fontes documentais que fazem referência à cultura, economia e política de diferentes grupos sociais que formaram a sociedade da região. Além da documentação de caráter histórico da Universidade, possui um acervo fotográfico com microfilmes, jornais e periódicos de circulação regional, entre outros.
Vários cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos nos últimos anos oportunizaram aprofundamentos pedagógicos e de pesquisas voltadas, prioritariamente, para a região, formando professores mais preparados para exercer a função de docente e historiador. Soma-se a essa infraestrutura de ensino e pesquisa, a preocupação com a extensão através da educação continuada dos egressos, com o oferecimento de cursos de atualização e aperfeiçoamento desde 1987, além de seminários, palestras e assessorias das mais diversas, especialmente, na elaboração de projetos político-pedagógicos em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.
Incentivo à formação de professores
O Curso de História participa, desde a primeira oferta, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), permitindo um grande contato dos acadêmicos com a realidade educacional da região, uma vez que atuam por determinadas horas semanais, dentro de escolas públicas. Em 2018, a Unisc aprovou o projeto institucional para continuidade do Pibid e para participação no Programa de Residência Pedagógica, repetido em 2022. Dezenas de acadêmicos atuam como bolsistas não obrigatórios em diversas escolas, creches e bibliotecas da região, pondo em prática parte do conhecimento teórico construído.
Com a participação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado do Curso em conversas promovidas pela reitoria e pelo Fórum das Licenciaturas, foi construída esta proposta pedagógica, incorporando novas metodologias e novas práticas pedagógicas à formação do Licenciado em História. Desde 2024, o curso faz parte do Programa Professor do Amanhã, no qual já recebeu um total de 26 bolsas para que os discentes realizem o curso de graduação.
A maioria dos egressos do curso atua como professor da rede de educação básica da região, seja da rede pública (municipal e estadual), seja na rede particular, outros continuam seus estudos na pós-graduação tanto em cursos de Mestrado e Doutorado em História, quanto em cursos de Mestrado e Doutorado em Educação. Atualmente, há egressos atuando como professores em universidades federais e particulares, no Rio Grande do Sul e fora do estado, alguns optam por outras áreas como a pesquisa.
Texto: estagiária Gabriela Janaína da Silva
Sob supervisão das jornalistas Tatiane Luci Rodrigues e Bruna Lovato.