Projeto foi desenvolvido com o uso de estratégias da área de interação humano-computador

Divulgação

Uma das premissas da reinvenção pedagógica adotada pela Universidade é o ensino aplicado a situações reais. Foi com esse propósito que o estudante do curso de Engenharia de Computação, Kaio Vinícius de Paiva Rodrigues, com a coordenação da professora Daniela Duarte da Silva Bagatini, do Departamento de Engenharias, Arquitetura e Computação, trabalharam na pesquisa e evolução do aplicativo ZmartEX da empresa de Tecnologia CantuStange, destinado à gestão de vendas para uso da indústria, de distribuidoras, agronegócio e representantes comerciais.

O projeto em conjunto com a CantuStange, referência na área de desenvolvimento de software, buscou promover a experiência positiva dos clientes com a nova interface. Por meio do uso de estratégias na área de interação humano-computador, o grupo de trabalho focou seus esforços nas operações essenciais para o cliente (login e cadastro/edição), analisando os aspectos de usabilidade utilizando testes com os próprios clientes do aplicativo.

Para o estudante Kaio, a experiência no projeto foi muito satisfatória, por conta do aprendizado colocado em prática, bem como da observação dos impactos do processo que contribuíram tanto com a empresa quanto com os usuários do aplicativo. “A visão que esse projeto me proporcionou foi a de que sempre devemos nos aprimorar, pois assim podemos alcançar novos horizontes e novos conhecimentos que antes não tínhamos”.

Já Rafael Peiter, Desenvolvedor da CantuStange, diz que o projeto de pesquisa, desenvolvido em parceria com a universidade, foi executado de forma muito satisfatória, em especial, no seu papel de pesquisar novas tecnologias e revalidar o aplicativo ZmartEX. “Uma das metas que achamos muito interessante, foi a dos testes realizados com os usuários que já utilizavam o aplicativo. Foi realizada uma etapa de feedback, mostrando a nova aplicação desenvolvida e os comentários foram muito positivos. A interação entre os estagiários e a professora foi muito importante para organizar cada etapa do projeto. Todas as metas foram cumpridas e obtivemos ótimos resultados”, pontua.

Para a professora e coordenadora, Daniela Duarte da Silva Bagatini, o sucesso do projeto deve-se ao planejamento e desenvolvimento em conjunto com a empresa, desde sua concepção. “A sinergia e a colaboração entre os envolvidos foi importante para atender necessidades reais e levar contribuição de pesquisa e inovação à empresa, seja na forma de orientação no uso de novas tecnologias (ferramentas e recursos), no mapeamento e demonstração de processos e práticas de UX (User Experience) e UI (User Interface) mas, principalmente, no desenvolvimento de jovens talentos, como o acadêmico Kaio”, finaliza.