Iniciativa celebra o legado arquitetônico dos alemães em Santa Cruz do Sul
A Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, se prepara para receber a exposição "Arquitetura da Imigração Alemã em Maquetes", que tem abertura prevista para o próximo dia 3 de setembro, às 17 horas. A mostra, que resgata e valoriza a contribuição dos imigrantes alemães para a paisagem da região, contará com uma coleção de maquetes de uma propriedade rural e edificações executadas nos sistemas construtivos em madeira e enxaimel. A atividade é coordenada pelos professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Cícero Pimentel Corrêa e Ronaldo Wink.
A iniciativa é resultado de uma colaboração entre diversas entidades, como o Curso de Arquitetura e Urbanismo, a Assessoria Internacional da Unisc, a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, a Pinacoteca Unisc, o Instituto Goethe e o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Porto Alegre. A exposição também se insere no contexto das comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã no Sul do Brasil, destacando a influência cultural e a maestria técnica desses pioneiros.
As maquetes foram planejadas e desenvolvidas durante o ano de 2024 pelos alunos bolsistas do Curso, Milena Macedo, Jean Damo, Fernanda Moreira e Lindsy Scheffel e orientadas pelo funcionário responsável pela Oficina de Maquetes, Fábio Uptmoor. A exposição é aberta ao público e pode ser prestigiada pela comunidade até o dia 16 de setembro de 2025.
Os materiais técnicos utilizados como parâmetro no desenvolvimento das maquetes construtivas e estruturais, foram obtidos a partir de pesquisas realizadas pela arquiteta Doris Maria Machado de Bittencourt, que foi docente do Curso. A maquete rural é um modelo conceitual de ocupação das propriedades da imigração alemã estando embasada nos trabalhos científicos do professor Günter Weimer (Arquitetura Rural Teuto Gaúcha) e também do professor Luiz Carlos Schneider em sua abordagem de paisagem territorial.
O público terá a oportunidade de apreciar, gratuitamente, as réplicas detalhadas de edificações que marcaram a história da arquitetura local, explorando a riqueza de traços e a solidez das construções. A exposição busca apresentar obras e também educar sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural.