O novo cargo consolida a trajetória da médica e professora Dóris Lazzarotto como uma das principais lideranças na área cirúrgica do país
No último sábado, 13, no Rio de Janeiro-RJ, a medicina gaúcha alcançou um marco histórico. Pela primeira vez, uma cirurgiã do Rio Grande do Sul assumiu a direção do Setor Sul do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), abrangendo os estados do RS, Santa Catarina e Paraná. A posse foi concedida à médica e professora da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Dóris Lazzarotto.
A cerimônia de posse do Diretório Nacional e dos Capítulos do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Biênio 2026-2027, reforça a representatividade do CBC com a cirurgia em todo o país. A solenidade marcou a continuidade do trabalho institucional e o fortalecimento da atuação do Colégio nos diferentes estados brasileiros.
A nomeação Dóris representa grande relevância para a região, uma vez que o CBC é considerado a maior sociedade de cirurgia da América Latina. O novo cargo consolida a trajetória da médica e professora Dóris Lazzarotto como uma das principais lideranças na área cirúrgica do país.
Trajetória de excelência
Dóris Lazzarotto possui um currículo extenso e uma atuação profundamente ligada à comunidade de Santa Cruz do Sul. Além de sua nova função no CBC, ela atua como médica nos hospitais Santa Cruz e Ana Nery. Na Unisc, desempenha papéis fundamentais como professora assistente das disciplinas de Cirurgia Digestiva e Cirurgia do Trauma, Coordenadora da Liga do Trauma e do Laboratório de Habilidades da Unidade do Ambulatório Acadêmico (UAA); Supervisora e Subcoordenadora dos Programas de Residência Médica em Cirurgia Geral.
A atuação da docente ultrapassa as salas de aula e os centros cirúrgicos. Ela já exercia o cargo de Mestre do Capítulo RS do CBC e integra comissões nacionais estratégicas da entidade, como as de Residência Médica, Qualidade e Segurança em Cirurgia e o projeto de Interiorização da Cirurgia no Brasil.
Com vasta experiência em Cirurgia Geral, Aparelho Digestivo, Emergência e Trauma, a nova diretora do Setor Sul reforça o protagonismo feminino na medicina e a excelência do corpo docente da Unisc no cenário médico latino-americano.

Dóris Lazzarotto


