A terapeuta ocupacional da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Cristina Fank, que realiza o acompanhamento de pacientes da região, desenvolveu recentemente três cadeiras posturais. Uma delas foi entregue ao paciente Pedro Gael de Almeida Behm, que enfrenta um quadro de lesão cerebral e epilepsia.

Pedro é usuário dos serviços de saúde prestados na Universidade há dois meses. Sua mãe, Camila Lopes de Almeida, procurou a instituição na busca por mais apoio no desenvolvimento do filho.

“O Pedro veio para realizar a estimulação global do desenvolvimento dele.  Ele já realiza a estimulação precoce e faz fisioterapia. Na terapia ocupacional, nossa primeira ação foi a construção da cadeirinha, pois ele passa muito tempo deitado e essa postura de sentar é importante para ele enxergar o mundo de outro jeito, auxiliando no controle do tronco e no controle cefálico” explica Cristina.

A cadeira se trata de um dispositivo postural personalizado de acordo com as medidas, do quadro motor e neurológico do paciente. Através dela é possível melhorar o desenvolvimento do usuário, potencializando o equilíbrio; o aumento de estímulos comunicativos, visuais e auditivos; o controle motor; a correção postural; entre outros aspectos.

Camila, mãe do Pedro, conta que “esse serviço é muito importante no desenvolvimento dele e também para eu aprender a lidar melhor com cada situação. Cada dia é uma experiência nova, assim como na maternidade típica que tem seus aprendizados, na atípica também temos muito o que aprender. Cada passo é mais lento, tudo é uma vitória e sempre me deparo com situações novas. Ter o acompanhamento é uma ajuda muito grande! ”.

Para a terapeuta ocupacional, o atendimento, de fato, tem muito a ver com o acolhimento da mãe. “O acolhimento é essencial para auxiliar a mãe a atravessar o luto de compreender as dificuldades do filho e aprender a lidar com elas. É necessário muito suporte e a terapia ocupacional também é sobre isso. A Camila e eu realizamos em conjunto as etapas da construção da cadeira e foi muito gratificante”.

A profissional ainda destaca que seu papel é estimular os pacientes a desenvolverem autonomia: “olhamos para a questão da independência em todos os aspectos da vida. Muitas vezes trabalhamos com questões básicas, como aprender a se alimentar sozinho, e vale lembrar que o básico é muito importante. Quando trabalhamos com pessoas com deficiência, os ganhos podem parecer mínimos, mas na verdade são grandes vitórias. E nós comemoramos cada vitória sempre! ”.

Saiba mais sobre o serviço

O Serviço de Reabilitação Física (SEFis), que fica no Bloco 34 da Unisc, oferece, além dos atendimentos de terapia ocupacional, serviços nas áreas de fisioterapia, enfermagem, psicologia e serviço social. Estes atendimentos e serviços são destinados a usuários de 25 municípios da região, através do Sistema Único de Saúde (SUS).

O encaminhamento de pessoas interessadas nos atendimentos precisa ser realizado na secretaria de saúde de cada município. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3717 7553.