O trabalho de conclusão do aluno da Computação, Rafael Zingler, orientado pelo professor Márcio Pacheco, teve como proposta projetar um software capaz de coletar em tempo real parâmetros meteorológicos para atenuar as consequências destes eventos sobre pessoas físicas e jurídicas, à medida que possibilita prever sua ocorrência com maior exatidão. Assim, foi desenvolvida uma estação meteorológica para mensurar diversas grandezas climáticas, como temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, descargas atmosféricas, direção e velocidade do vento, radiação solar, qualidade do ar e precipitação pluviométrica.

O equipamento registra as informações a cada minuto, enviando-as imediatamente a um servidor Web, através do protocolo HTTP, utilizando-se da comunicação por redes móveis (3G). Esse fator, aliado à alimentação por bateria e energia solar, evitam a necessidade de qualquer tipo de infraestrutura para a estação desenvolvida, viabilizando sua instalação em locais remotos.

Para que o projeto pudesse ser devidamente validado, os dados gerados foram comparados com as informações registradas pela estação meteorológica existente no Campus da Unisc de Santa Cruz do Sul. Para garantir a equivalência das informações capturadas, os dois equipamentos foram instalados um ao lado do outro. Após decorrido o período de validação, verificou-se a satisfatoriedade na autonomia de operação. Com relação aos valores das variáveis climáticas comparadas, a temperatura foi a que teve a maior similaridade, apresentando diferença máxima de 0,5°C para mais ou para menos. A pressão atmosférica medida pela estação desenvolvida apresentou valores cerca de 6 hPa abaixo dos registrados pelo dispositivo da Universidade. Já a umidade relativa do ar apresentou disparidades mais expressivas no período da madrugada, as quais se justificam, em parte, pela menor precisão nos extremos da escala do sensor utilizado.

A precipitação pluviométrica apresentou índices sempre inferiores aos da estação da Unisc. Isso ocorreu devido às características físicas do pluviômetro de báscula utilizado, o qual permitia que parte da precipitação incidente fosse perdida em forma de respingos. As informações extraídas do anemômetro, representadas pelas velocidades médias e de rajada do vento, apresentaram valores inferiores aos da estação meteorológica do campus da Unisc. Acredita-se que o software utilizado pela Universidade execute, segundo critérios pré-estabelecidos, determinadas operações sobre esses dados antes de disponibilizá-los ao usuário, à medida que as informações do trabalho são apresentadas sem sofrer qualquer tipo de alteração, o que justificaria a diferença observada entre os valores. O piranômetro fotovoltaico, utilizado para medição da radiação solar global, apresentou índices próximos aos do equipamento da Universidade, com valores superiores nos casos de radiação mais alta e inferiores em casos de radiação mais baixa. Esse comportamento pode ser explicado pelo posicionamento do piranômetro, idêntico ao do painel solar utilizado para carregar a bateria (voltado ao norte com inclinação de 30º). Já no equipamento da Universidade, o dispositivo encontra-se na horizontal, fazendo com que a radiação incida de forma mais homogênea.

Os resultados produzidos pelo sensor de descargas atmosféricas, apesar de não possibilitarem a realização de um comparativo com a estação meteorológica da Unisc, puderam ser homologados também durante o desenvolvimento do projeto.