“Em um mundo em que a tônica é a mudança, ficar parado no desenvolvimento intelectual não significa estagnar. Significa retroceder”. Essa frase é de Claudimir Rodrigues, que sempre teve a Unisc como uma entidade de desenvolvimento regional. Assim, por conta de um relacionamento profissional com dois eminentes professores da Unisc (o Dr. Theobaldo e a Drª Fabiana Marion Spengler), ele tomou conhecimento, no final de 2011, da possibilidade de participar de um processo seletivo para o curso de Mestrado Profissional em Administração. “Não tive dúvidas”, lembra ele, “me inscrevi e, já no início de 2012, estava cursando o referido curso e que, seguramente, foi um divisor de águas em minha vida pessoal e profissional”.

Claudimir sempre teve como propósito buscar acompanhar o conhecimento acadêmico. Assim, ao saber da possibilidade de cursar um Mestrado Profissional, fez todo sentido tanto para sua carreira na busca de contribuir para o desenvolvimento empresarial, como para seu desenvolvimento pessoal, abrindo oportunidades para novos horizontes.

O Mestrado Profissional em questão é referente ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), que tem sua concepção focada na área de gestão de negócios e, como referencial, a necessidade de formação de indivíduos inovadores e capazes de transformar a realidade em que atuam com a criação de alternativas para a solução dos problemas que fazem parte de um contexto organizacional em constante inovação. “Mestrado Profissional”, no caso, é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. O Mestrado Profissional habilita para a docência.

Além de Claudimir, o curso tem alunos com diferentes formações de nível superior, porém, relacionadas à área da Administração e afins, no intuito de formar mestres transformadores em seus domínios específicos de conhecimento. Através de suas atividades, tanto em sala de aula como em pesquisa aplicada, do exercício constante da leitura de textos, das exposições didáticas e das discussões interativas, o curso objetiva potencializar uma atitude transformadora, criativa e inovadora e de entendimento do universo da gestão dos negócios.

Em função disso, o curso pauta-se numa formação que dê condições de o futuro mestre não só ter o entendimento do processo de gestão, mas, a partir daí, ser capaz de formular hipóteses e encontrar alternativas de ação para aumentar a eficiência e contribuir para melhorar a condição do ambiente organizacional e, por conseguinte, da sociedade de forma geral.

No caso de Claudimir, ele reconhece que o fato de cursar o Mestrado trouxe muita segurança no mundo corporativo, onde conseguiu ajudar a construir um significado com claro diferencial para a empresa onde atuava, fazendo com que se realizasse profissionalmente e pessoalmente: “Seguramente a Unisc, representando a região central do Rio Grande do Sul, tem um papel preponderante em desenvolver talentos tanto para o mercado, quanto para a academia”.

Ele também recorda que o nível de professores com os quais teve a oportunidade de aprender foi marcante. Porém, o mais relevante, segundo ele, foi compreender a importância da teoria no mundo real. Também entender a lógica de um projeto bem estruturado para conseguir uma dissertação que faça sentido: “Eu entendo da seguinte forma: Ensino Básico é para Alfabetizar; Ensino Médio é para Aprender; Graduação/Especialização é para Entender; Mestrado é para Compreender, e assim sucessivamente. Portanto, a afirmação de que Saber é Poder está intimamente ligada ao processo de aprendizado na ordem citada. À medida que aumentamos nosso conhecimento, certamente melhoramos (podemos) as condições para melhor orientar os recursos com que lidamos. Deste modo, apropriar-se de conhecimentos leva, certamente, a um empoderamento”.

Faça como o Claudimir e busque sempre evoluir, venha conhecer o Mestrado em Administração: https://youtu.be/RzX_sLjJdyA.

O Programa está com inscrições abertas até o dia 14 de fevereiro. Acesse www.unisc.br/ppga e saiba mais.