AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Reconhecimento é concedido a projetos que tenham sido fomentados por editais públicos ou viabilizados por meio da Consulta Popular

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está concorrendo ao Prêmio Destaque Inovação 2025, com o Projeto “Desenvolvimento de agentes biológicos em massa para o manejo integrado de pragas”. O reconhecimento é concedido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (Sict) a projetos concluídos entre os anos de 2020 e 2025, que tenham sido fomentados por editais públicos da Secretaria ou viabilizados por meio da Consulta Popular. 

A iniciativa tem como coordenador o professor do Departamento Ciências da Vida, Andreas Köhler. O projeto gerou efeitos econômicos diretos e indiretos, tanto de caráter imediato quanto de longo prazo. “Aproximadamente 5 a 8% da produção de grãos e tabaco do Rio Grande do Sul é perdida anualmente em decorrência da incidência de pragas agrícolas e de armazenamento. Diante desse cenário, o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao controle dessas pragas é essencial, especialmente quando se trata de alternativas sustentáveis”, fala o professor. 

Com isso, o Projeto teve como objetivo desenvolver novas tecnologias para a produção massal dos parasitoides A. calandrae e T. podisi (espécie de vespas), com vistas à sua aplicação em programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP) nas principais cadeias produtivas do Estado. O projeto contemplou, ainda, a instalação da Biofábrica da Unisc, bem como o estabelecimento de parcerias estratégicas para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e a prospecção de potenciais clientes para a futura comercialização dos agentes biológicos, integrando esforços entre a Unisc e a empresa Sul-MIP.

A votação deve ser feita pelo site inova.rs.gov.br/voto até o dia 9 de dezembro. A premiação será no dia 11 de dezembro.

Saiba mais

A iniciativa tem como objetivo valorizar o esforço, a criatividade e o impacto dos projetos de inovação apoiados pelo Estado, destacando experiências que geraram resultados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico e socioeconômico do Rio Grande do Sul.  O Prêmio busca ainda estimular a cultura de inovação, promover a melhoria contínua na execução de projetos públicos e institucionais, e reconhecer as boas práticas de gestão, cooperação e transferência de conhecimento. 

Projetos habilitados

A Unisc teve, ao todo, quatro projetos habilitados para a premiação. Além do finalista, estavam também “Detecção rápida de nematóides de importância agronômica utilizando métodos moleculares”, do professor Alexandre Rieger; “Cocriação, a estratégia para o desenvolvimento sustentável e inovação tecnológica na Região dos Vales”, do professor André Luiz Emmel Silva; Inova + Vales: desenvolvendo o ecossistema regional de inovação, da professora Chana de Medeiros da Silva. Destes, três da Unisc foram encaminhados para a avaliação técnica, sendo que o do professor Andreas foi selecionado entre outros quatro projetos de outras universidades. Agora, estes cinco estão concorrendo e passam por votação popular.

biofabrica BrunaLovato

biofabrica1 BrunaLovato

Biofábrica de Agentes Biológicos - Fotos Bruna Lovato/Unisc

MENU PRINCIPAL