AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Graduação completa 32 anos de existência em 2025

O curso de graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu a nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC). A visita virtual in loco certificou a qualidade e a experiência do corpo docente no ensino, pesquisa, extensão entre outros indicadores que reafirmaram o índice de excelência.

Outros indicadores foram avaliados, como desempenho e experiências vivenciadas pelos acadêmicos durante a graduação na Unisc; a Proposta Pedagógica do Curso (PPC), que busca a formação integral dos estudantes e alinhamento com as demandas do mercado de trabalho; a infraestrutura laboratorial para o desenvolvimento das aulas práticas, além de outros diferenciais como as Práticas de Campo, essenciais para a formação do biólogo e a disponibilidade de bolsas de ensino, pesquisa e extensão para os alunos.

“O processo de avaliação dos cursos é uma etapa fundamental para a autorização de novos cursos e a renovação de reconhecimento daqueles já existentes”, ressalta Deise S. Breunig, Coordenadora do Núcleo de Avaliação Institucional (NAI). Para serem reconhecidos pelo MEC e terem seus diplomas validados, todos os cursos de graduação precisam, periodicamente, passar por avaliação e obter, no mínimo, o conceito 3, em uma escala de 1 a 5. Durante o período da avaliação, a comissão visitou as instalações físicas da Unisc e do Curso, analisou documentos relacionados às atividades da graduação e também realizou reuniões com a Reitoria, com a coordenação do Curso, com a equipe multidisciplinar, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), com membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE), professores, estudantes e setores administrativos.

Para a Coordenadora do Curso, Marisa Terezinha Lopes Putzke, “conquistar a nota máxima na avaliação de renovação de reconhecimento pelo MEC é um momento de grande orgulho para o Curso, para a Instituição e para a comunidade acadêmica. A avaliação é um processo complexo e muito bem estruturado que avalia as graduações em três grandes dimensões, e o nosso de Ciências Biológicas - Bacharelado, apresentou excelência em todos os aspectos avaliados”, comemora.  

Desde a pandemia, o processo de avaliação vem sendo realizado em formato virtual, em um processo colaborativo entre o MEC e a própria Instituição. Na Unisc, esse acompanhamento é conduzido pelo Núcleo de Avaliação Institucional e Comissão Própria de Avaliação - CPA, que busca, por meio dessas avaliações, identificar pontos fortes e aspectos a serem aprimorados, contribuindo para a melhoria dos cursos de graduação e da Universidade como um todo. 

32 Anos de História e quase mil profissionais formados

O Curso de Ciências Biológicas – Bacharelado da Unisc foi criado em 1993, inicialmente com a denominação de Curso de Ciências Biológicas/Ecologia. Ano que ficou marcado, também, por outra grande conquista: a transformação das Faculdades Integradas (FISC) para Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), consolidando o compromisso com a qualidade do ensino, pesquisa e extensão e fomentando o desenvolvimento regional. 

Nesses 32 anos de existência, o Curso já formou quase mil alunos que atuam em diversas regiões do Brasil e no exterior, atuando em diferentes áreas das Ciências Biológicas, como Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção Industrial e Educação. Dentro dessas áreas, há uma ampla gama de atividades específicas, como gestão ambiental, análises clínicas, desenvolvimento de produtos biotecnológicos e educação ambiental. 

Excelência se reflete no êxito de egressos 

Dadas as diversas áreas de atuação dos graduados em Biologia pela Unisc, muitos seguiram em carreiras voltadas, sobretudo, à pesquisa e ao ensino. O biólogo Alexandre Somavilla é um pesquisador e professor destaque na área de entomologia (ramo dedicado ao estudo de insetos). Ele concluiu seu mestrado e doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e realizou um período de estudos e pós-doutorado no American Museum of Natural History, em Nova Iorque. Atualmente estuda a taxonomia, sistemática e evolução de insetos da ordem Hymenoptera (formigas, abelhas, vespas, marimbondos, entre outros), usando diversas abordagens. 

WhatsApp Image 2025 08 22 at 11.36.47

Alexandre Somavilla

Jair Putzke é outro egresso notório. Ex-professor da Unisc e atualmente professor titular da Universidade Federal do Pampa, é um cientista brasileiro reconhecido por pesquisas e expedições nas regiões gélidas da Antártica. O biólogo, que dedicou 30 anos à pesquisa, lançou em 2015 o primeiro guia de cogumelos do Brasil, naquele momento, uma área ainda pouco explorada no país. A obra, dividida em cinco volumes, aborda espécies encontradas em toda a região Sul.  

Jair putzke divulgacao

Jair Putzke

O biólogo Marcelo Aloisio Sulzbacher, egresso da Unisc, é destaque na área da micologia, o estudo dos fungos. Pesquisador, empreendedor e especialista no estudo de fungos comestíveis, com uma sólida formação que inclui mestrado e dois doutorados, um deles com estágio na Argentina, Sulzbacher tornou-se uma autoridade em taxonomia e sistemática de fungos. Ao longo de sua carreira, ele descreveu 12 novas espécies, além de ter participado da criação de dois novos gêneros para a ciência. Seu trabalho e dedicação são tão reconhecidos que, em 2014, um gênero de fungo, o “Sulzbacheromyces”, foi batizado em sua homenagem. Atualmente, ele é autor de 38 artigos científicos, e atua como revisor de diversos periódicos especializados.

Captura de tela 2025 08 22 105034

Marcelo Aloisio Sulzbacher

MENU PRINCIPAL